Putin reconhece independência de separatistas da Ucrânia

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 17:27
Putin reconhece independência de separatistas da Ucrânia
Presidente russo reconhece regiões separatistas da Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu hoje (21) duas áreas separatistas da Ucrânia. O anúncio foi transmitido pela TV.

Antes de assinar o documento com a sinalização e acordos de cooperação com as autodeclaradas Repúblicas de Donetsk e Luhansk, o presidente russo disse que a situação no Leste da Ucrânia é crítica e que o país é parte da história da Rússia.

Putin afirmou que a Ucrânia não conseguiu a sua independência sozinha e sim pelo desmembramento da União Soviética. “É importante entender que a Ucrânia nunca teve uma tradição consistente de ser uma nação de verdade. Começaram a copiar modelos estrangeiros que não faziam parte de sua cultura”, disse o mandatário russo.

O Parlamento russo havia aprovado na semana passada um pedido para que o presidente reconhecesse Donetsk e Luhansk. O movimento pode estimular ainda mais a presença de um exército russo perto da Ucrânia. A Rússia continua a negar que planeja uma invasão.

O presidente russo ainda acusou a Ucrânia de planejar criar armas nucleares. “Se a Ucrânia tiver armas de destruição em massa, a situação global mudará drasticamente, não podemos ignorar isso”, disse.

Após a assinatura do documento que reconhece a independência de Luhansk e Donetsk, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que será necessário “aplicar o máximo de pressão contra a Rússia”.

“Está ficando claro que precisaremos começar a aplicar o máximo de pressão possível, porque é difícil ver como essa situação melhora”, disse Johnson em coletiva de imprensa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link