Valdemar da Costa Neto usa dinheiro da Câmara para pagar funcionárias

Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Valdemar Costa Neto paga as duas secretárias que o auxiliam com o PL com recursos da Câmara dos Deputados. Apesar do Fundo Partidário milionário, ele usa verbas da liderança da sigla na casa legislativa, onde estão lotadas em cargos comissionados há dois anos. Maria Tereza Buais e Rosane Coimbra dão expediente na sede nacional do partido, em Brasília. Os salários são, respectivamente, R$ 19,9 mil e R$ 15,1 mil.
A assessoria do partido afirma que ambas dão expediente na sede do partido, mas estão “à disposição” do líder da legenda na Câmara, Wellington Roberto, e de outros dirigentes.
A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles. O jornalista relata que ligou para a sede nacional do PL nesta sexta (19) e pediu para falar com Maria Tereza. Ela, entretanto, não estava no local, segundo atendente.
Leia mais:
1 – Bolsonaro e Guedes se estranham e batem boca: “Melhor eu sair do governo”
2 – Moro deixa Ciro para trás e se aproxima de Bolsonaro, diz pesquisa
3 – Ida de Bolsonaro ao PL causa racha na família: “Só escuta o Carlos”
O que dizem advogados sobre a prática de Valdemar Costa Neto
Para advogados, a prática é irregular e pode ser enquadrada como improbidade administrativa. Também pode ser configurada como malversação de recursos públicos. Funcionários de legendas devem ser remunerados por meio do Fundo Partidário ou de doações que a sigla recebe.
“A bancada do partido é diferente do partido. Essa distinção, se não estiver sendo obedecida, pode ser, sim, uma irregularidade”, diz o advogado Fábio Lima, especialista em direito público.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link