Apoie o DCM

Vazamento de secreção intestinal faz Bolsonaro retornar à UTI

Ele

Do Estado de Minas

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na madrugada desta quinta-feira (13). A informação foi divulgada em boletim médico, nesta manhã, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde o deputado federal está internado desde a última semana.

Por volta das 22h30 dessa quarta-feira (12), o presidenciável passou por uma cirurgia de urgência que durou duas horas, após apresentar “distensão abdominal progressiva”, o que indicou obstrução intestinal. O procedimento desfez as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução.

De acordo com a unidade de saúde, também foi constatado um extravasamento de secreção intestinal. “Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas”, explicou a equipe médica. Ainda segundo o boletim médico, Bolsonaro evoluiu bem após a cirurgia, sem intercorrências.

Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL), filho do candidato, postou nas redes sociais que o pai “teve uma noite delicada”, mas “100% contornada”. Ainda não há, porém, previsão para alta.

Agravamento

Depois de passar os últimos dias sem febre, nem sinais de infecção e submetido a medidas de prevenção de trombose venosa, Bolsonaro teve um agravamento do quadro de saúde ao longo dessa quarta-feira (12/9).

O candidato reclamou de dores e náuseas, o que fez os médicos retomarem a alimentação via venosa, suspendo a ingestão de alimentos. Às 22h30, o Hospital Albert Einstein informou que o candidato seria submetido a uma cirurgia, pois ele teve uma “distensão abdominal progressiva e náuseas e foi submetido a uma tomografia de abdômen”.

(…)