Veja os principais pontos da proposta anticorrupção do superministro de Bolsonaro, Sérgio Moro

De Luiz Felipe Barbiéri e Fernanda Calgaro do G1 Brasília.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentou nesta segunda-feira (4) a governadores um projeto anticorrupção e anticrime com propostas de alterações em 14 leis.

O texto prevê, por exemplo, modificar trechos do Código Penal, do Código de Processo Penal, da Lei de Execução Penal, da Lei de Crimes Hediondos, do Código Eleitoral, entre outros.

(…)

Moro explicou os pontos da proposta em uma reunião em Brasília. Além dos governadores, estavam presentes secretários de segurança pública.

O objetivo do projeto de lei anticrime, de acordo com o Ministério da Justiça, é dar mais efetividade ao combate à corrupção, a crimes violentos e ao crime organizado.

Veja principais pontos da proposta:

Caixa 2: pelo projeto, será crime arrecadar, manter, movimentar ou utilizar valores que não tenham sido declarados à Justiça Eleitoral. Essa prática é comumente chamada de “caixa dois”.

Prisão após segunda instância: o texto afirma que o princípio da presunção da inocência não impedirá a prisão após condenação em segunda instância.

Confisco de bens: uma pessoa que for condenada a mais de seis anos de prisão, poderá ter bens confiscados de acordo com a diferença entre aquilo que ela possui e a quantia compatível com seus rendimentos lícitos.

Pagamento de multa: o projeto estabelece, entre outras mudanças do código penal, que a multa imposta a um condenado deve ser paga 10 dias depois de iniciada a execução definitiva ou provisória da pena.

Arma de fogo: o texto aumenta em metade da pena a condenação para guardas municipais, praticantes de atividades desportivas ligadas a tiro e agentes de segurança que cometerem crimes como: tráfico de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo.

Tribunal do júri: a proposta prevê alteração no Código de Processo Penal para que decisão de Tribunal do Júri seja cumprida imediatamente.

Moro apresentou os pontos do projeto de lei anticrime em reunião com governadores em Brasília — Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

De cadeira de rodas, Padre Antônio Maria, 78, fala sobre joelho doente

Padre Antônio Maria foi hospitalizado na última quinta-feira (25) para realizar uma nova cirurgia no…

12 minutos ago

Polícia prende garota de 22 anos por articular na fuga do presídio de federal de Mossoró

Uma mulher de 21 anos foi detida na manhã desta sexta-feira (26) em Aquiraz, na…

27 minutos ago

Ela é carioca: Madonna vai virar cidadã do Rio de Janeiro

A cantora Madonna está prestes a se apresentar no Rio de Janeiro e pode receber…

1 hora ago

Como milícia digital dribla o Google para veicular ‘mentiras´ na plataforma

Um relatório recente da FGV Direito Rio revelou que vários anúncios aprovados para veiculação no…

2 horas ago

Luxo, R$ 2 mil por mês: como é academia que Gracyanne Barbosa treinava com affair

Gracyanne Barbosa não é a única figura conhecida que frequenta o Studio XN, onde se…

2 horas ago

Mãe e filha que “moram” no MCDonalds no Leblon estão na legalidade, diz polícia

De acordo com a delegada Thaianne Barbosa de Moraes Pessoa, da 14ª DP (Leblon), a…

2 horas ago