Verdadeira 3ª via articulada por Temer e Gilmar é o semipresidencialismo, diz colunista

O presidente da C‰mara, Michel Temer, reune-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que falou sobre projetos para aumentar a eficincia da justia criminal.

Um artigo da colunista Maria Cristina Fernandes no jornal Valor Econômico expõe que Gilmar Mendes e Michel Temer articulariam nos bastidores a implantação do semipresidencialismo como forma de governo no Brasil e aponta o maior risco da operação: a eternização dos poderes do Centrão.

O DCM selecionou trechos do texto. Leia:

A ameaça de explosão da propinolândia do Ministério da Saúde e o purgatório do presidente Jair Bolsonaro com seu derretimento nas pesquisas de opinião alimentam a cajadada do semipresidencialismo.

Seus maiores defensores são o ex-presidente da República Michel Temer e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que chegaram a escrever uma proposta de emenda constitucional juntos. Uma congênere desta proposta, com mais poderes para o presidente do que a da dupla, já tramita no Senado com a assinatura de representantes de todos os partidos da Casa. (…)

Vigente em mais de 50 países, o modelo que inspira Temer e Gilmar aproxima-se daquele vigente em Portugal e na França, onde o presidente é eleito pelo voto direto, escolhe, a partir da maioria congressual, o primeiro-ministro, e, por indicação deste, os integrantes do governo. Ainda chefia as Forças Armadas, conduz a diplomacia, escolhe ministros de tribunais superiores e embaixadores, tem direito de veto e sanção e dissolve o gabinete em situação de crise. Temer rifou a figura do ministro-coordenador que, na proposta original, não precisaria ser originário do Congresso. (…)

A precipitação da crise, porém, Temer o reconhece, abre uma oportunidade mais imediata para o semipresidencialismo. Gilmar Mendes já viu emenda constitucional gorar uma eternidade ou ser aprovada de um dia para o outro. Além de escândalos que se atropelam, o empurrão viria da governabilidade deteriorada por um modelo de emendas parlamentares que se esgotou. (…)

Desde que publicou um artigo sobre o tema, em 12 de junho, em “O Estado de S. Paulo”, Temer tem sido consultado por empresários sobre a viabilidade política do semipresidencialismo. Maia não descarta que a reunião dos 11 partidos de centro-direita contra o voto impresso, possa vir a ser um embrião da defesa da proposta. É nos dois polos que hoje lideram a política nacional, porém, que a fagulha custa a acender.(…)

De todas as dúvidas em torno da saída proposta a mais irrefutável é a percepção de que o semipresidencialismo acabaria por eternizar no poder uma maioria parlamentar que, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, tem aprovado uma agenda contrária ao programa do pré-candidato a presidente que lidera as pesquisas. O ministro Gilmar Mendes tem argumentado que caberia ao presidente arregimentar puxadores de votos para os partidos aliados de maneira a fazer a maioria parlamentar. O problema é que as regras para a eleição dessas bancadas serão feitas num Congresso dominado pelo Centrão. O bloco, portanto, teria todas as condições para impor as regras por meio das quais se eternizaria no poder.

Fernando Miller

Fernando Miller, paulistano, advogado, palmeirense

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fernando Miller

Recent Posts

Pabblo Vittar protege mulher detida em seu show: “Não deixem ela sair com os seios nus”

Durante seu show na Virada Cultural, no Vale do Anhangabaú, Pabllo Vittar interrompeu sua apresentação…

21 minutos ago

Cantor morre em acidente após assinar contrato com gravadora

O cantor Guilherme Leon, 32, morreu após se envolver em um acidente na Rodovia Raposo…

59 minutos ago

VÍDEO: Bolsonaro ignora pedido de abraço “criança especial”: “Vai embora daqui”

Um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorando um pedido para mandar um abraço a…

1 hora ago

Regina Duarte coleciona advertências do Instagram por publicações com fake news

A atriz Regina Duarte, de 77 anos, acumula diversas advertências do Instagram por divulgar de…

2 horas ago

VÍDEO: Stédile pede ao Papa que abençoe bandeira do MST

Um vídeo divulgado pelo portal Vatican News, da Santa Sé, mostra o momento em que…

3 horas ago

Morre o cineasta Toni Venturi, aos 68 anos, em SP

O cineasta Toni Venturi, 68, morreu na tarde de sábado (18), em São Sebastião, litoral…

3 horas ago