Apoie o DCM

VÍDEO: Macron condecora Janja com a maior honraria francesa

Emmanuel Macron ao lado da primeira-dama Janja. Foto: Divulgação

O presidente francês, Emmanuel Macron, concedeu a maior honraria do país, a Ordem Nacional da Legião de Honra, à primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. A cerimônia ocorreu durante a visita oficial de Macron ao Brasil, onde ele também se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Macron declarou: “Em nome da República Francesa, faço-a oficial da Legião de Honra”. Lula, por sua vez, já possui a mais alta distinção da Ordem. Na mesma ocasião, o presidente brasileiro concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a Macron, em reconhecimento à sua contribuição.

Além disso, na terça-feira (26), Macron concedeu o título de cavaleiro da Legião de Honra ao cacique Raoni Metuktire, de 92 anos, destacado defensor da Amazônia e dos povos indígenas.

A honraria, criada por Napoleão Bonaparte no século XIX, simboliza o reconhecimento por méritos militares ou civis em nível mundial. A reunião bilateral entre Macron e Lula ocorreu em Belém, no Pará, onde discutiram questões ambientais e climáticas, refletindo a importância da preservação ambiental para ambos os países.

Confira o vídeo:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link