VÍDEO – Milhares de antifascistas cantam “Bella Ciao” em Roma

Um vídeo que circula nas redes sociais neste domingo (17) mostra uma multidão de antifascistas protestando contra a extrema direita em Roma, na Itália.
Eles cobram ações do governo contra a extrema direita. O ato é uma resposta aos protestos violentos contra o passaporte sanitário do fim de semana passado atribuídos aos neofascistas.
Nas imagens é possível ver diversas bandeiras e faixas. Além disso, de forma animada e batendo palmas, os manifestantes cantam “Bella Ciao”.
A canção popular italiana se tornou símbolo de resistência contra o fascismo de Benito Mussolini durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Leia mais:
1 – VÍDEO: Mulher indígena denuncia ataque de cacique cooptado pelo agronegócio a aldeia no RS
2 – VÍDEO: “Dallagnol inventa delação e manda preso assinar”, diz o Meteoro Brasil
3 – ‘O jogo virou’: Padilha comenta matéria do DCM mostrando que Dallagnol manipulou delação
Protestos dos antifascistas
Os manifestantes carregavam cartazes com os dizerem “Fascismo, nunca mais” e pediram na Praça San Giovanni, um lugar associado historicamente à esquerda, a proibição do grupo neofascista Força Nova (FN).
Segundo os organizadores, a manifestação reuniu pelo menos 200.000 pessoas.
Líderes do Força Nova estão entre os detidos após ataque contra a sede do sindicato CGIL, a principal confederação sindical do país, durante a manifestação contra o passaporte sanitário.
“Isso não é só uma resposta ao ‘esquadrão’ fascista”, disse o secretário-geral do sindicato CGIL, Maurizio Landini, usando o termo para designar as forças paramilitares de depois da Primeira Guerra Mundial que se tornaram um braço armado do fascismo italiano.
Veja vídeo abaixo:
Bella ciao!
Cem mil antifascistas hoje em Roma – Centomila antifascisti oggi a Roma – Cienmil antifascistas hoy en Roma – Hundredthousand antifascists today in Rome
Publicado por Fernando Morais em Sábado, 16 de outubro de 2021