Apoie o DCM

VÍDEO – Milhares de antifascistas cantam “Bella Ciao” em Roma

Protesto antifascista em Roma
Multidão protesta contra o fascismo em Roma – Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais neste domingo (17) mostra uma multidão de antifascistas protestando contra a extrema direita em Roma, na Itália.

Eles cobram ações do governo contra a extrema direita. O ato é uma resposta aos protestos violentos contra o passaporte sanitário do fim de semana passado atribuídos aos neofascistas.

Nas imagens é possível ver diversas bandeiras e faixas. Além disso, de forma animada e batendo palmas, os manifestantes cantam “Bella Ciao”.

A canção popular italiana se tornou símbolo de resistência contra o fascismo de Benito Mussolini durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Mulher indígena denuncia ataque de cacique cooptado pelo agronegócio a aldeia no RS

2 – VÍDEO: “Dallagnol inventa delação e manda preso assinar”, diz o Meteoro Brasil

3 – ‘O jogo virou’: Padilha comenta matéria do DCM mostrando que Dallagnol manipulou delação

Protestos dos antifascistas

Os manifestantes carregavam cartazes com os dizerem “Fascismo, nunca mais” e pediram na Praça San Giovanni, um lugar associado historicamente à esquerda, a proibição do grupo neofascista Força Nova (FN).

Segundo os organizadores, a manifestação reuniu pelo menos 200.000 pessoas.

Líderes do Força Nova estão entre os detidos após ataque contra a sede do sindicato CGIL, a principal confederação sindical do país, durante a manifestação contra o passaporte sanitário.

“Isso não é só uma resposta ao ‘esquadrão’ fascista”, disse o secretário-geral do sindicato CGIL, Maurizio Landini, usando o termo para designar as forças paramilitares de depois da Primeira Guerra Mundial que se tornaram um braço armado do fascismo italiano.

Veja vídeo abaixo:

 

 

 

Bella ciao!

Cem mil antifascistas hoje em Roma – Centomila antifascisti oggi a Roma – Cienmil antifascistas hoy en Roma – Hundredthousand antifascists today in Rome

Publicado por Fernando Morais em Sábado, 16 de outubro de 2021