Apoie o DCM

Mais uma vitória de Lula: Justiça arquiva inquérito que o acusava de sonegar impostos

Lula
Lula tem nova vitória na Justiça: inquérito contra o ex-presidente no âmbito da extinta operação Lava-Jato é arquivado – Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Nesta segunda-feira (18), o juiz Sócrates Leão Vieira, da 1a Vara Federal de São Bernardo do Campo (SP), arquivou mais um inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da extinta operação Lava-Jato.

Na ação, o petista era acusado de não ter pago impostos decorrentes de reformas realizadas no sítio de Atibaia e no triplex do Guarujá, ambos no estado de São Paulo. Agora são 20 os processos de investigação instaurados contra Lula com base em acusações da Lava Jato que foram arquivados.

Leia também:

1; Governo deve anunciar valor do novo Bolsa Família nesta terça-feira (19)

2; AGU pede direito de resposta à IstoÉ por capa comparando Bolsonaro a Hitler

3; STF rejeita ação do PSOL contra discursos e comportamento de Bolsonaro

MPF acolheu tese da defesa de Lula

 O único processo aberto contra o petista é relativo à compra de caças suecos.O advogado de Lula, Cristiano Zanin, alegou que a base do inquérito era o material da Lava Jato de Curitiba declarado nulo pelo STF. O Ministério Público Federal acolheu a tese da defesa do ex-presidente.

“Uma vez reconhecida a ilicitude dos elementos de convicção amealhados nas ações penais originárias que evidenciaram o recebimento de rendimentos tributáveis, resta prejudicada a caracterização do delito de sonegação”, escreveu a procuradora da República Fabiana Bortz. O relato foi publicado pela coluna de Bela Megale.