Apoie o DCM

Wagner Moura: “Bolsonaro é um personagem conectado ao esgoto da história”

Wagner Moura
Wagner Moura. Foto: Divulgação

Para Wagner Moura, Jair Bolsonaro “é um personagem profundamente conectado ao esgoto da história brasileira”. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ator-diretor considera a vitória do presidente em 2018 “pedagógica”.

“O Brasil não é só um país de originalidade, de beleza, de potência, de diversidade, de biodiversidade. O favor que o Bolsonaro nos fez foi revelar esse outro Brasil, que estava camuflado; foi nos mostrar que nós também somos um país autoritário, violento, racista, de uma elite escrota”, explica.

Para Moura, Lula é “o presidente mais importante da história do Brasil” e votaria nele se as eleições fossem hoje.

“Eu acho que o que está em jogo, hoje, é a democracia em si. O retrocesso foi tão grande que nós temos que olhar para a saúde da democracia, independentemente de quem seja o próximo presidente do Brasil. A gente tem que derrotar esse atraso. Okay, olhamos para isso e não gostamos. Foi um encontro com as nossas raízes mais profundas, mas aprendamos com isso”, afirma, entretanto.

Leia também:

1 – Caso Alec Baldwin: sindicato diz que arma cenográfica tinha munição real

2 – Fantasma: Presidente está deprimido e só dorme à base de remédios

3 – Chico Pinheiro não percebe que está ao vivo e constrange jornalistas da Globo

A estreia de “Marighella” e a censura contra Wagner Moura

Prestes a lançar “Marighella” após dois anos de adiamentos, ele lembra que a obra foi censurada pela Ancine. “As negativas da Ancine para o lançamento e, depois, o arquivamento dos nossos pedidos não têm explicação. E isso veio numa época em que o Bolsonaro falava publicamente sobre filtragem na agência”.

Wagner Moura alega, no entanto, que o adiamento pode ser benéfico: “Talvez, hoje, haja uma maior compreensão de que isso é um produto cultural brasileiro, que o fato de ser proibido, censurado, atacado pelo governo é um absurdo”.

O filme está em turnê de pré-estreias pelo país e chega ao circuito no dia 4 de novembro.