Youtube faz sua maior limpeza e apaga vídeos de bolsonaristas com fake news sobre fraude nas eleições

Foto: Reprodução
O YouTube apagou nos últimos dez dias ao menos 22 vídeos contendo desinformação e mentiras sobre a urna eletrônica e as eleições. A limpeza é a maior já feita pela plataforma desde que as novas regras da empresa sobre desinformação eleitoral começaram a valer, em março, de acordo com monitoramento da Novelo Data.

A ação foi posta em prática dois dias após mais de 1.960 vídeos circularem na plataforma com mentiras sobre as eleições, totalizando 58 milhões de visualizações. O valor se reverteu em monetização de até R$ 1 milhão para youtubers bolsonaristas que produziram o conteúdo enganoso, segundo cálculo feito pela Novelo e agência Bites.

Somam 45 os vídeos com enganação sobre fraude eleitoral apagados pelo YouTube em menos de três meses, sendo quase 50% entre 31 de maio e 2 de junho e 11 deles derrubados em 1 de junho. A limpeza geral é maior. Houve a exclusão de outros vídeos acerca de temas que contrariavam as normas da plataforma, como bullying e Covid-19, diz o Globo.

Em sua política de combate à desinformação, o YouTube diz que não permite determinados tipos de informação incorreta que possam causar danos, incluindo conteúdo que interfere nos processos democráticos. “Conteúdo postado após a certificação dos resultados oficiais para promover alegações falsas de que fraudes, erros ou problemas técnicos generalizados mudaram o resultado de eleições nacionais anteriores”, diz a empresa.

A regra, no entanto, só se aplica às eleições americanas, às eleições federais da Alemanha de 2021 e à eleição presidencial do Brasil de 2018. A iniciativa derrubou até um vídeo de Bolsonaro publicado em junho de 2021. Na publicação, o presidente abordava temas controversos como tratamento precoce e voto auditável, por isso, não é possível saber se o tema eleitoral foi o responsável pela exclusão.

Em nota, o YouTube explica que todos os conteúdos precisam seguir suas Diretrizes de Comunidade e que conta com revisores e denúncias de usuários para “identificar materiais com conteúdo suspeito e manter a comunidade da plataforma segura”. Diz ainda que tem elaborado políticas e sistemas “para reduzir a disseminação de informações enganosas”.Getter (4,1 mil) e Parler (3,1 mil). Links do TikTok, por fim, circularam 2,6 mil vezes.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Bolsonarista tem celular roubado e ladrão o denuncia à polícia por pedofilia

O motorista de aplicativo Luan Simões, 33 anos, relatou à polícia militar que foi vítima…

7 minutos ago

Folha vira piada após apontar “falta de oposição” em documentário de Stone sobre Lula

A Folha de S.Paulo se tornou alvo de piadas nas redes sociais após apontar “falta…

1 hora ago

Fátima Bernardes irá dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

A apresentadora Fátima Bernardes, de 61 anos, aceitou o convite de Luciano Huck para dançar…

9 horas ago

VÍDEO: Grupo bloqueia avenida e incendeia dois ônibus em Porto Alegre (RS)

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas bloqueou a Avenida Princesa Isabel, em Porto Alegre (RS),…

9 horas ago

Drone turco transmite ao vivo buscas por helicóptero de presidente do Irã

As buscas pelo helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, já duram mais…

10 horas ago

Tony Ramos passa por nova cirurgia após formação de hematomas na cabeça

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi submetido a uma nova cirurgia neste domingo…

10 horas ago