Zebra no Oscar: relembre alguns grandes favoritos que não levaram o prêmio

Neste domingo (12) acontece a premiação do Oscar 2023, e apesar de sempre existirem os favoritos a levarem a estatueta dourada para casa, diversas vezes somos surpreendidos e outro longa de menor destaque acaba por levar o prêmio. Isto é fato tanto no passado, quanto na história recente da premiação icônica.
Neste ano, o drama sci-fi sul-coreano “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” é o favorito da premiação. O longa já ganhou um total de 158 prêmios das principais organizações críticas e órgãos de premiação, como o Globo de Ouro, o SAG Awards e o Indie Spirits.
Confira a seguir uma lista com as maiores “zebras” históricas na principal categoria da premiação, a de Melhor Filme:
Oscar de 1952
O favorito “Um Lugar ao Sol”, dirigido por George Steven, acabou perdendo para “Sinfonia de Paris”, de Vincente Minnelli.
Oscar de 1953
“Matar ou Morrer”, favorito do ano, de Fred Zinnemann, perdeu para “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. DeMille.
Oscar de 1977
O drama “Todos os Homens do Presidente”, de Alan J. Pakula, perdeu para “Rocky – Um Lutador”, de John G. Avildsen.
Oscar 1996
“Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo”, de Ron Howard, perdeu para “Coração Valente”, de Mel Gibson.
Oscar 1999
O drama de guerra “O Resgate do Soldado Ryan”, de Steven Spielberg, perdeu para “Shakespeare Apaixonado”, de John Madden.
Oscar 2006
“O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, perdeu para o drama “Crash – No Limite”, de Paul Haggis.
Oscar 2011
“A Rede Social”, de David Fincher, perdeu para “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper.
Oscar 2013
“Lincoln”, de Steven Spielberg, perdeu para “Argo”, de Ben Affleck.
Oscar 2017
“La La Land”, de Damien Chazelle, perdeu para “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, de Barry Jenkins.
Oscar 2020
O longa “1917”, de Sam Mendes, perdeu para o drama sul-coreano “Parasita”, de Bong Joon Ho.
Confira aqui a lista na íntegra organizada pelo Olhar Digital.
