Tarcísio Freitas é desmentido pela PM de SP sobre câmeras em fardas

Atualizado em 9 de abril de 2022 às 11:21
Tarcisio Freitas é desmontido por estudo. Foto do ministro com expressão de espanto.
Levantamento da polícia desmente Freitas e mostra eficácia na utilização do equipamento. Foto: Isac Nóbrega / PR

A Polícia Militar do estado de São Paulo mostrou em um levantamento que a utilização de câmeras nas fardas de policiais teve uma queda de 87% nos confrontos, um resultado dez vezes mais expressivos que o apurado em unidades que ainda não utilizam o equipamento. O ministro Tarcísio Freitas havia dito que agiria para proibir a utilização das câmeras.

De acordo com o estudo da polícia, o uso das câmeras pelos policias aumenta a proteção dos profissionais. Só nos últimos três anos (2019-2021), entre os meses de junho e outubro, as ocorrências relacionadas às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões onde a tecnologia foi adotada.  Nas unidades que não utilizaram, a queda foi de 19,2%

Segundo o Painel, da Folha e São Paulo, Tarcísio Freitas, pré-candidato ao governo do estado e apoiado por Bolsonaro, diz que pretende acabar com as câmeras. No entanto, pela sua eficiência, deverá inclusive entrar como pauta de campanha do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que já tem trazido bons resultados.

Leia mais:

1 – Tarcísio Freitas não quer câmeras nas fardas de PMs: “Faz o policial não tomar decisão”

2 – Weintraub abre disputa com Tarcísio Freitas pelo governo de SP

3 – Grupo do PL reclama de Tarcísio Freitas: “Não sabe nem falar”

À despeito de Tarcísio Freitas, Governo de São Paulo quer instalar até 10 mil câmeras em 2022

Tarcisio Freitas diz que o equipamento nada resolve. Policiais militares utilizando câmeras no fardamento. Eles estão em pé, utilizando máscaras e com expressão séria.
Apesar das críticas de Tarcisio Freitas, estudo mostra eficácia das câmera utilizadas por policiais. Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

A Polícia vê como positiva a utilização da tecnologia. Os números de flagrantes e apreensões de armas de fogo, por exemplo, foram 41,4% e 12,9% respectivamente maiores.

Há atualmente cerca de 5.600 câmeras em funcionamento em todo o estado. O governo pretende ultrapassar a marca de 10 mil no ano de 2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link