EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, diz Nuland, enviada de Biden

Atualizado em 26 de abril de 2022 às 10:24
Subsecretária estadunidense diz que ssitema eleitoral brasileiro é muito confiável
Victoria Nuland em discurso
Foto: ReproduçãoVictoria

Em vinda ao Brasil juntamente com o subsecretário dos EUA de Crescimento Econômico, Energia e Meio-Ambiente, José Fernández, a subsecretária de estado do governo norte-americano Victoria Nuland afirmou, na última segunda-feira, em entrevista para a CNN, que confia no sistema eleitoral brasileiro.

Nuland veio ao país para reunião de alto nível com representantes do Itamaraty. Segundo a Casa Branca, alguns dos objetivos das discussões são fortalecer temas como governança democrática, justiça racial e respeito pelos direitos humanos, além também de incentivar o comércio, saúde e segurança.

“Todos os brasileiros devem confiar nos sistemas e participar. Isso é o mais importante. E os líderes brasileiros precisam expressar essa mesma confiança nos sistemas”, disse a subsecretária. Ela afirmou também que o sistema brasileiro é um dos mais confiáveis do hemisfério Sul.

“Vocês têm um histórico muito bom de eleições justas e transparentes. Temos confiança nas instituições, esperamos que os brasileiros também tenham confiança nas instituições, e que o voto seja livre, justo e com ampla participação popular”, reiterou Nuland.

Pelas redes sociais, a subsecretária também falou sobre o encontro. “Nossa parceria com o Brasil é uma das relações mais importantes do hemisfério. O Diálogo de Alto Nível EUA-Brasil de 2022 expandirá nossa colaboração em governança democrática, segurança e prosperidade em nossas nações e na região”, disse no Twitter.

Em outra publicação, ela enfatizou também a importância da reunião. “Tive uma troca maravilhosa com Pedro Miguel da Costa e Silva no Diálogo de Alto Nível, onde discutimos algumas das questões mais prementes do nosso tempo. Os EUA e o Brasil estão juntos para promover a democracia, a segurança e a prosperidade econômica em nossas nações e hemisfério”, afirmou.

Ainda sobre sua visita ao Brasil, Nuland se mostou empolgada sobre “esperanças e sonhos para o país”. “Animada para ouvir de jovens líderes brasileiros sobre suas esperanças e sonhos para seu grande país e o trabalho que estão fazendo para mudança e inclusão social. Os EUA continuarão a defender a educação inclusiva e o empreendedorismo no Brasil e nas Américas.”

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link