EUA estão dispostos a ‘reconsiderar’ algumas sanções contra Venezuela mas sob condições específicas

Atualizado em 12 de março de 2022 às 8:45

Sputnik

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, sorrindo durante discurso. Ele veste uma camisa vermelha.
O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela. Foto: Divulgação

EUA estariam dispostos a flexibilizar as sanções contra a Venezuela se forem alcançados progressos nas negociações do governo com a oposição do país, afirmou Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

“Reconsideraremos algumas políticas de sanções se, e apenas se as partes fizerem progressos significativos nas negociações lideradas pela Venezuela no México, para conseguir o cumprimento das aspirações do povo venezuelano a uma verdadeira, a uma autêntica democracia”, disse o porta-voz em seu informe oficial nesta sexta-feira (11).

De acordo com Price, há poucos dias, uma delegação dos EUA esteve em Caracas e realizou conversações com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, embora não tenha abordado a questão das sanções enquanto tal, que, segundo o porta-voz “continuam plenamente vigentes”.

Leia mais:

1. VÍDEO: “Confronto entre a Otan e a Rússia é a 3ª Guerra Mundial”, diz Biden

2. Governo Bolsonaro tem 72 horas para explicar aumento nos combustíveis

3. Mamãe Falei e líder do MBL podem ter cometido crime de evasão de divisas

No entanto, ele disse que Washington “revisaria” algumas políticas de sanções.

Nas conversações, segundo afirmaram vários funcionários da administração Biden, o principal objetivo era conseguir a libertação de cidadãos norte-americanos presos na Venezuela.

“A segunda prioridade, [da delegação dos EUA] foi a defesa das aspirações democráticas do povo venezuelano, deixando muito claro, de forma franca e aberta, ao regime de Maduro que continuamos apoiando o povo venezuelano e suas aspirações de ter um governo que responda às suas necessidades”, enfatizou Price.

Em 5 de março, Maduro se reuniu com uma delegação norte-americana no Palácio Miraflores, em Caracas. Após o encontro, o presidente disse que os dois países concordaram em trabalhar em uma agenda de interesse comum.

Publicado originalmente em Sputnik

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link