EUA: Trump permanece nas eleições primárias presidenciais da Califórnia

Atualizado em 29 de dezembro de 2023 às 9:04
Donald Trump. Foto: Anna Moneymaker

A secretária de Estado da Califórnia, Shirley Weber, rejeitou a remoção de Donald Trump das eleições primárias presidenciais, apesar do pedido do vice-governador do estado.

Weber não comentou imediatamente sua decisão de incluir Trump após a divulgação da lista de candidatos certificados por seu gabinete na noite de quinta-feira.

Na semana passada, ela emitiu uma resposta cuidadosa à carta aberta da vice-governadora Eleni Kounalakis, sem indicar se seguiria o pedido de Kounalakis, enfatizando o “compromisso e respeito pelo Estado de direito” em sua decisão.

“Remover um candidato da votação, conforme a Seção Três da Décima Quarta Emenda, não é algo que meu gabinete encare de forma leviana, não é tão simples quanto a exigência de que uma pessoa tenha pelo menos 35 anos para ser presidente”, escreveu Weber.

Shirley Weber On Priorities As California Secretary Of State, Trump's Georgia Call - capradio.org
A secretária de Estado da Califórnia, Shirley Weber. Foto: reprodução

Alguns importantes democratas da Califórnia se uniram ao apelo de Kounalakis para retirar Trump das urnas. No entanto, o governador Gavin Newsom se opôs publicamente, defendendo que Trump deveria ser derrotado por votação.

Os apelos para remover o ex-presidente das urnas estaduais surgiram após a Suprema Corte do Colorado tomar uma decisão semelhante, alegando que ele violou a “cláusula de insurreição” da Constituição dos EUA da época da Guerra Civil.

O secretário de estado do Maine seguiu a decisão do Colorado na quinta-feira. “A Constituição dos EUA não tolera um ataque às fundações de nosso governo, e a Seção 336 exige que eu aja em resposta”, escreveu a democrata Shenna Bellows em sua decisão.

“Diante das questões constitucionais emergentes, a relevância deste caso e os prazos iminentes para a preparação da votação, suspenderei o efeito de minha decisão até que o Tribunal Superior decida sobre qualquer apelo ou até que o prazo para apelos tenha expirado”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link