Eugênio Aragão garante que declaração de Marcos do Val liga Bolsonaro a atos golpistas

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 19:16
Marcos do Val e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

As declarações do Senador Marcos do Val (Podemos) constituem o elo que faltava para vincular definitivamente Bolsonaro ao ato terrorista do dia 8 de janeiro. A avaliação é do ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, sobre a denúncia feita pelo parlamentar bolsonarista de que foi convocado para uma reunião com o ex-deputado Daniel Silveira e Jair Bolsonaro e, que nela, recebeu a proposta para gravar de forma clandestina uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, com a finalidade de criar ambiente para um golpe de Estado.

Essa não é a primeira denúncia. Uma minuta do golpe, encontrada da casa do ex-ministro ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, já apontava para essa direção. Agentes da Polícia Federal encontraram dentro do armário de Torres a minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para anular o resultado da eleição que definiu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República.

A minuta foi elaborada após a realização das eleições. O documento previa o “reestabelecimento imediato da lisura e correção da eleição de 2022”. O estado de defesa está previsto no artigo 136 da Constituição e tem como objetivo “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”. O ato do dia 8 seria o instrumento para gerar exatamente um ambiente de caos no país, garante Eugênio Aragão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link