Com pastores no MEC, aprovação de Bolsonaro dispara entre evangélicos

Atualizado em 24 de março de 2022 às 10:15
Bolsonaro e evangélicos
Bolsonaro com pastores evangélicos no Palácio do Planalto.
Foto: Marcos Corrêa/PR

Divulgada nesta quinta (24), a nova pesquisa Exame/Ideia indica que 50% dos evangélicos avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom. É um crescimento significativo em relação ao levantamento realizado pelo instituto há um mês e pode estar relacionado à interferência de pastores no MEC (Ministério da Educação).

Na rodada da pesquisa de 24 de fevereiro, o chefe do Executivo era avaliado positivamente por 32% dos evangélicos. Houve um aumento de 18 pontos percentuais.

O fundador do Ideia, Maurício Moura, analisa que há um movimento de “grupos que eram favoráveis ao presidente no passado e que agora estão se reacomodando, tanto em uma avaliação mais positiva do governo quanto na intenção de voto estimulada”.

LEIA MAIS:

1 – “Eu dirijo a nação para onde desejarem”, diz Bolsonaro a pastores

2 – Quais são os partidos mais favorecidos por pastores no MEC de Bolsonaro

Crescimento de Bolsonaro entre evangélicos pode estar relacionado a pastores no MEC

Milton Ribeiro e Gilmar Santos
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o pastor evangélico Gilmar Santos. Ao fundo, o também pastor Arilton Moura

Na semana passada, ganhou grande repercussão a notícia de que dois pastores evangélicos, Gilmar Santos e Arilton Moura, participaram de dezenas de reuniões da pasta. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que também é pastor, permitiu que se formasse um gabinete paralelo no MEC. Os religiosos não têm vínculo nenhum com a administração pública nem com o setor de ensino, mas decidem sobre prioridades da pasta e até sobre a verba destinada à educação no Brasil.

No Congresso, Bolsonaro está sendo blindado por parlamentares evangélicos em meio ao escândalo. A Frente Parlamentar Evangélica busca se afastar de Ribeiro e cobra esclarecimentos do ministro, mas ao mesmo tempo protege o mandatário da República. Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), presidente do grupo, o chefe do Executivo “vai falar em momento oportuno”, mas quem precisa se explicar de fato é Milton Ribeiro.

Pastores participaram de pelo menos 22 agendas do MEC

Gilmar e Arilton estiveram em pelo menos 22 agendas oficiais no Ministério da Educação nos últimos 15 meses. 19 delas contaram com a presença de Milton. Na agenda oficial do ministro, as reuniões são descritas como de “alinhamento político”.

O pastor Gilmar afirmou, em maio passado, que era o responsável por garantir verbas para prefeituras. A declaração ocorreu em uma viagem de representantes da pasta ao município de Centro Novo do Maranhão (MA).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link