Evitando a guerra da Ucrânia, Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Atualizado em 1 de outubro de 2023 às 7:30

 

Lula durante discurso na Assembleia-Geral da ONU. Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O Brasil inicia sua presidência rotativa no Conselho de Segurança da ONU a partir deste domingo, 1º de outubro. Durante o mês em que liderará o órgão, não estão programadas reuniões específicas sobre o conflito na Ucrânia. Com informações da CNN.

O governo brasileiro também enfrentará desafios relacionados às tensões entre Estados Unidos, Rússia e China no debate sobre o envio de uma missão de ajuda ao Haiti.

De acordo com fontes do governo, a questão da guerra na Ucrânia não deve ser o foco principal do mandato brasileiro, devido à percepção de que a Rússia bloqueia qualquer discussão sobre o assunto, devido ao seu poder de veto como um dos cinco membros permanentes do Conselho.

Os presidentes do Brasil, Lula, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Ricardo Stuckert

Há também a percepção de que o presidente Lula mantém sua opinião sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, considerando-o prepotente, mesmo após o encontro na Assembleia da ONU em setembro.

O secretário de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey, mencionou que, embora não haja reuniões programadas, “uma ou duas reuniões sobre a Ucrânia” podem ocorrer ao longo do mês, devido a demandas de muitos países.

Em relação ao envio de ajuda militar ao Haiti, um dos principais tópicos durante a presidência do Brasil no Conselho, os Estados Unidos propuseram uma missão multinacional liderada pelo Quênia, com a possibilidade de uso da força para restaurar a paz e segurança internacional. No entanto, enfrentam resistência da China e da Rússia em relação a essa resolução.

O Itamaraty está buscando uma posição intermediária, temendo desagradar os russos e os chineses ao endossar a missão. Além disso, discute-se o envio de tropas militares brasileiras para essa missão.

A presidência do Brasil no Conselho de Segurança da ONU ocorre em meio a críticas sobre o funcionamento do órgão e à perda de eficácia das instituições multilaterais. O presidente Lula é um defensor da reforma do Conselho de Segurança, que tem membros permanentes com poder de veto. No entanto, a reforma tem sido um tema difícil de alcançar devido a divergências entre os membros permanentes e não está prevista para o curto prazo.

O Conselho de Segurança é composto por 15 países, com dez assentos rotativos e cinco permanentes. O Brasil é o segundo país com mais mandatos no Conselho, após o Japão, e seu mandato atual vai até dezembro deste ano. Durante sua presidência, o chanceler Mauro Vieira participará de debates sobre prevenção de conflitos, Oriente Médio e questões de gênero e paz.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link