Ex-líderes europeus declaram apoio a Lula: “Democracia está em perigo”

Atualizado em 30 de setembro de 2022 às 16:13
Lula e François Hollande
Foto: Reprodução

Ex-chefes do Estado de esquerda e de direita da Europa declararam apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência do Brasil, segundo a agência de notícias AFP.

“O resultado da eleição presidencial brasileira terá um impacto decisivo, que irá muito além das suas fronteiras. Quando a democracia está em perigo, é preciso juntar os divergentes para vencer os antagônicos. É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de Governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula”, diz o texto enviado à AFP por aliados do ex-presidente francês François Hollande.

“O mundo precisa de um Brasil democrático e justo. Só um estadista como Lula pode tomar conta desse desafio”.

Assinam o texto, além de François Hollande e do ex-primeiro-ministro de direita francês Dominique de Villepin, José Luis Rodríguez Zapatero, ex-presidente do Governo espanhol, Massimo d’Alema e Enrico Letta, ex-chefes de Governo da Itália, Micheline Calmy Rey, ex-presidente da Confederação Suíça, e Elio di Rupo, ex-primeiro-ministro da Bélgica.

Hollande afirmou à AFP que Lula foi um aliado fiel e construtivo durante seus dois mandatos. Ele destacou também que a América Latina precisa de estabilidade e confiança na política e que o petista é uma figura importante para as negociações internacionais e relações entre Brasil e Europa.

O ex-presidente francês também criticou Bolsonaro referente aos compromissos climáticos, acusando o atual chefe do Executivo brasileiro de negacionismo e de tomar decisões desastrosas para a Amazônia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link