Ex-namorada depõe na Alesp sobre áudios de Arthur do Val

Atualizado em 5 de abril de 2022 às 22:08
Ex-namorada depõe na Alesp sobre áudios de Arthur do Val. Foto de Arthur do Val junto com a namorada.
Ex-namorada diz que considera os áudios uma “falta de respeito”. Foto: Divulgação/Alesp / Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

A ex-namorada do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) foi convidada a depor no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Ela afirmou que repudia os áudios divulgados pelo parlamentar com teor sexista, em que diz que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres.”

“Achei falta de respeito e condeno os áudios. Fiquei confusa na hora que eu ouvi os áudios, fiquei nervosa e terminei nas redes sociais. Eu acabei [o namoro] durante a viagem”, declarou a enfermeira Giulia Blagitz.

Ela namorava o deputado há cerca de três anos e disse que soube dos áudios pelo próprio parlamentar, que ligou para Giulia chorando antes de sair da Europa em um voo para o Brasil.

“Ele, antes de entrar no avião [de volta ao Brasil após viagem à Ucrânia], me ligou chorando e disse que os áudios iriam pra imprensa. Explicou o que tinha nos áudios e me enviou os áudios”, afirmou.

Leia mais:

1 – Arthur do Val tem cabeça posta a prêmio por ultranacionalistas russos

2 – Líder do Podemos afirma que Arthur do Val se desfiliará do partido

3 – Machismo: apenas 2 mulheres já trabalharam no gabinete de Arthur do Val

Mandato de Arthur do Val pode ser cassado pela Alesp

O Conselho de Ética da Alesp aprovou a abertura do processo de cassação do deputado no último dia 18 de março. Ele é alvo de 21 representações que fazem o mesmo pedido, justificando o fato de ter acontecido a quebra de decoro parlamentar depois da divulgação das frases sexistas.

Em defesa, o parlamentar disse que não pode sofrer punição por áudios “vazados ilicitamente” de conversas privadas no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link