Destaques

Exclusivo: Em áudio, Bolsonaro disse que não iria “morrer na praia” 6 dias antes de articulação golpista de Mauro Cid

Paulo Souza, um dos donos do “Canal Hipócritas”: ele recebeu mensagem de Bolsonaro sobre a tentativa de golpe de Estado e atestou, “Vai dar certo” (crédito: reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) enviou ao humorista Paulo Souza, do canal Hipócritas no Youtube, uma mensagem de áudio no dia 13 de dezembro do ano passado, em resposta a uma indagação do aliado sobre a possibilidade de se impedir a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de uma intervenção militar.

No aúdio em resposta – a que o DCM teve acesso (ouça abaixo) – o então presidente responde que “está fodido”, mas pede para que o aliado “não se preocupe”, porque (a intervenção militar) “vai dar certo, pode acreditar! A gente não vai morrer na praia!“.

No mesmo dia 13 de dezembro, à noite, Paulo Souza se dirige a um acampamento bolsonarista na cidade de Itajaí (SC), onde residia antes de abandonar o país, toma do microfone e afirma aos patriotas ali acampados:

“Quisera eu poder falar o que eu sei. Mas eu só falo o seguinte: Nós vamos vencer! Não podemos dar mais detalhes porque comprometem a pessoa que não pode se expor nesse nível, entendem? Mas vamos vencer, é isso que eu posso dizer, e o Ladrão (Lula) não vai subir a rampa, não!”

Assista abaixo ao discurso de Paulo Souza e ouça o áudio de Jair Bolsonaro.

É importante notar a linha do tempo ao longo do mês de dezembro do ano passado, levando em consideração as recentes revelações da imprensa acerca da tentativa de golpe de Estado que teve lugar no Brasil após as eleições presidenciais de 2022.

No dia 15 de dezembro, uma troca de áudios entre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e Ailton Gonçalves Moraes Barros, major reformado do Exército, versa sobre um plano de golpe de Estado. A transcrição está na posse da Polícia Federal e mostra que os dois militares planejavam uma “quartelada” para prender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, colocar os tanques nas ruas e anular o resultado das eleições.

O plano previa que a movimentação golpista ocorresse no dia 19 de dezembro. Menos de uma semana antes, no dia 13, Bolsonaro enviara o áudio a seu aliado humorista, dizendo que “não iria morrer na praia”.

Já no dia 18 de dezembro, Oswaldo Eustáquio, outro aliado do ex-presidente, gravou e publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que “o que tanto esperamos já está acontecendo”, e convocando seus seguidores para uma grande manifestação (contra o resultado das eleições) no dia seguinte, 19 de dezembro.

Veja abaixo o desenrolar dos acontecimentos, em ordem cronológica:

– 12/12: Bolsonaristas tentam invadir sede da PF

– 12/12: Oswaldo Eustáquio vai ao Palácio da Alvorada

– 13/12: Bolsonaro envia áudio ao humorista Paulo Souza dizendo que “tudo vai dar certo” e que “não vamos morrer na praia”

– Na mesma data do dia 13, à noite, o humorista vai a um acampamento bolsonarista na cidade de Itajaí (SC) e diz ter informações de uma fonte que ele não pode citar o nome, mas que pode garantir que “o ladrão não vai subir a rampa”

– 15/12: Ailton Barros envia áudio para Mauro Cid sugerindo um plano para golpe em 19/12

– 18/12: Oswaldo Eustáquio grava e publica um vídeo afirmando que estaria havendo uma reunião, naquele exato momento, dizendo que “a notícia que nós tanto esperamos já está acontecendo”

Jair Bolsonaro poderá continuar dizendo que nada tem a ver com qualquer articulação golpista, como de fato vem fazendo. Mas quem poderá continuar acreditando?

Vinicius Segalla

Vinicius é jornalista

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Vinicius Segalla

Recent Posts

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Publicado originalmente na Agência Brasil Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre (RS) devem retomar…

38 minutos ago

Após RS, enchentes atingem SC e deixam mais de 900 desabrigados

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul agora atingem Santa Catarina. Segundo…

1 hora ago

Porto Alegre não deve copiar o mau exemplo de New Orleans. Por Marina Amaral

Publicado originalmente na Agência Pública Marina Amaral Leio aqui e ali que a New Orleans…

3 horas ago

Documentário de Oliver Stone sobre Lula é aclamado em estreia em Cannes

"Lula", o documentário sobre o presidente, preparado há anos pelos cineastas Oliver Stone e Rob…

4 horas ago

VÍDEO mostra presidente do Irã dentro do helicóptero momentos antes do acidente

Imagens divulgadas pela TV estatal do Irã mostraram o presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva…

4 horas ago

Itamaraty acompanha incidente com presidente e fala com embaixada do Irã

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste domingo (19) que acompanha o incidente com…

5 horas ago