Exclusivo: França qualifica de “inaceitáveis” declarações de Paulo Guedes contra o país

Atualizado em 11 de agosto de 2022 às 16:34
Paulo Guedes Bolsonaro
Empresários abandonam Bolsonaro e presidente cogita tirar Guedes do governo

O Ministério das Relações Exteriores da França reagiu em reprovação às declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o país. Na terça-feira (9), em evento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em Brasília, ele ameaçou “ligar o foda-se” para os franceses caso os brasileiros não sejam “tratados bem”.

“Nosso comércio com vocês era de 2 bilhões de dólares no início do século, com a China era 2 bilhões, hoje nós comercializamos com vocês 7 milhões e comercializamos com a China 120 milhões, vocês estão ficando irrelevantes para nós, é melhor vocês nos tratarem bem, se não vamos ligar o foda-se para vocês”, disse o ministro bolsonarista.

À reportagem do DCM, a pasta francesa qualificou as declarações de “inaceitáveis”.

“Nós tomamos conhecimento com as autoridades brasileiras em Paris e Brasília, por meio das quais percebemos o caráter inaceitável dessas declarações, que não estão à altura da relação amistosa que mantemos com o Brasil há 200 anos, e não representativas de nossas relações econômicas bilaterais”, diz comunicado enviado pelo ministério.

A fala de Guedes repercutiu como uma “polêmica” na imprensa francesa.

“Polêmica França-Brasil: ministro da economia brasileira julga a França ‘insignificante’”, destaca o jornal Le Figaro. “O ministro da Economia do Brasil Paulo Guedes afirmou que a França está se tornando ‘insignificante’, ameaçando contornar o mercado francês se Paris não parar de criticar o desmatamento na Amazônia”.

A declaração também ganhou destaque no Sud-Ouest, um dos principais jornais regionais franceses, e foi chamada de “ataque frontal do ministro brasileiro da Economia contra a França” pela rádio Europe 1.

No evento, Guedes ainda comparou as queimadas na Amazônia ao incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, ao relatar uma conversa que teve com um ministro francês.

Veja abaixo: