A extrema direita vai encolher muito este ano. Por Moisés Mendes

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 14:33
extrema direita vai diminuir
A extrema direita perderá eleitores em 2022

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) é anunciado como a primeira opção de Bolsonaro como candidato à vaga do Rio. Por que Daniel Silveira, se o deputado foi preso por afrontar o Supremo e ameaçar ministros?

Exatamente por isso. Porque Daniel Silveira fez tudo certinho. O deputado é talvez o militante da extrema direita com o melhor roteiro.

Partiu com determinação para cima do Supremo, para assim provar fidelidade a Bolsonaro, aos militares e às bases da extrema direita, e conseguiu ser preso duas vezes.

Silveira atuou politicamente no limite e fez força para ser encarcerado por alguns dias. Fidelizou seu lastro político, como muitos outros tentam fazer.

A receita é atuar com radicalidade, mesmo que sob o risco de uma prisão, porque esse é apenas o custo a ser pago.

A recompensa é o fortalecimento da imagem de valente junto ao eleitorado mais fiel do bolsonarismo e o aumento da possibilidade de reeleição.

Silveira é um deputado medíocre. Foi eleito com apenas 31.789 votos, nas costas da votação de Helio Lopes, o Helio Negrão, escolhido por 345.234 eleitores.

A decisão de afrontar o Supremo contou pontos junto a Bolsonaro. A tática da radicalização foi usada inclusive no Rio Grande do Sul, onde o foco no negacionismo foi a primeira atitude dos parlamentares bolsonaristas.

Mas há uma dúvida que deve atormentar essa gente. A faixa do eleitorado da extrema direita, alargada por Bolsonaro em 2018, permitindo a eleição de 52 deputados pelo PSL, além de outros dos demais partidos do reacionarismo, certamente está mais estreita.

A eleição municipal de 2020 provou que associar o nome a Bolsonaro já não significa quase mais nada. Candidatos a prefeito e a vereador que tentaram repetir a tática de 2018 se deram mal.

A grande expectativa da eleição desse ano passa pelas dúvidas de todos sobre o tamanho do encolhimento da bancada do fascismo. A bancada será menor, com certeza.

Leia mais:

1 – Extrema direita prepara guerra de fake news 2.0, diz Haddad

2 – Como a extrema direita abandona seus milicianos. Por Moisés Mendes

3 – Porchat bate boca nas redes com fanático de extrema direita

Siga lendo o texto “A extrema direita vai encolher muito este ano”

Damares e Queiroga conseguirão mandatos? Os militares vão mesmo se candidatar e a quê? Será difícil conquistar vagas, mais difícil do que a extrema direita pensa, e fácil perder cadeiras conquistadas.

Os que tombarem perderão mandato e imunidade e estarão expostos a ações no Judiciário. Muitos dos eleitos em 2018 são criminosos formalmente acusados.

Outros tantos são investigados como bandidos. Quantos deles sobrarão no Congresso? Até Bolsonaro sabe que talvez não sobre a metade dos eleitos pelo PSL.

Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no Blog Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link