“Fábrica de cartões falsos”: PF investiga se Mauro Cid favoreceu aliados de Bolsonaro com esquema de fraudes

Atualizado em 19 de maio de 2023 às 23:17
Mauro Cid e Jair Bolsonaro caminhando lado a lado e rindo
Mauro Cid é ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro – Reprodução

A Polícia Federal está investigando se Mauro Cesar Barbosa Cid utilizou um amplo esquema de fraudes de comprovantes de vacinas para beneficiar sua família, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seguranças do político.

As autoridades suspeitam que a “fábrica” de cartões falsos tenha sido montada no ano passado para atender o entorno do então chefe do governo, que seguia as ordens do parlamentar para não se vacinar contra a Covid-19.

Se essa teoria estiver correta, Mauro Cid não teria recorrido pontualmente a um esquema de fraudes em Duque de Caxias, na baixada fluminense, mas sim utilizado um que foi montado para servir aliados de Bolsonaro.

De acordo com um investigador, em informações divulgadas pelo G1, o caso é ainda mais grave. Enquanto o governo se manifestava contra a vacinação, agia de maneira irregular para garantir viagens dos integrantes de seu entorno que não tinham se imunizado.

Mão segurando seringa com pote de vacina
Bolsonaro se manifestava contra a vacinação – Foto: Agência Brasil

Ao contrário do tenente-coronel, a esposa de Cid, Gabriela Cid, prestou depoimento à PF e não ficou em silêncio. Ela admitiu que usou um cartão de vacinação falso para entrar nos Estados Unidos, mas jogou a culpa no militar. Assumir a culpa pelo uso rende uma pena menor, já a falsificação é considerado um crime mais grave.

Os investigadores já têm provas suficientes para incriminar o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro pelas falsificações, mas a dúvida é se ele vai assumir a culpa ou dizer que apenas cumpriu orientações do político.

A PF quer que Mauro Cid diga quem mais pode ter se beneficiado com o esquema de Duque de Caxias e quem era a ponte, entre os falsificadores, com o governo. Ou ainda se um esquema foi montado a pedido do próprio Palácio do Planalto na gestão de Jair Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link