Fala do diretor da OMS é mal interpretada e informação falsa circula nas redes sociais

Atualizado em 25 de dezembro de 2021 às 23:03
Diretor da OMS
Diretor da OMS confunde internautas da mundo todo ao não falar com clareza

Publicações compartilhadas desde o dia 22 de dezembro, sustentam que o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, teria dito que as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 estão sendo usadas “para matar crianças”. A OMS explicou que o diretor hesitou em pronunciar a primeira sílaba da palavra “crianças” em inglês e lembrou que apoia a imunização de todas as faixas etárias.

“Eu ouvi direito ou o Diretor da OMS disse que alguns países estão usando as doses de reforço da vacina para matar crianças? É isso mesmo, produção? Digam que isso não é verdade, por favor”, diz uma das publicações, compartilhadas nas redes sociais, juntamente com um vídeo, que varia de 20 a 50 segundos de duração.

A sequência viralizada circulou no YouTube e com traduções em francês, espanhol e italiano.

As imagens são um trecho de um vídeo publicado pela agência de notícias russa Ruptly de uma coletiva de imprensa do diretor da OMS em Genebra, em 20 de dezembro de 2021.

Leia mais:

1- VÍDEO: Peixes apareceram na pista do aeroporto de Ilhéus na Bahia após fortes chuvas

2- Biden é ofendido com meme de Trump ao atender ligação de Natal

3- Chico Buarque aparece com cartaz de Lula e enlouquece a web

Diretor da OMS foi mal interpretado ao não informar com clareza a posição da organização sobre a vacinação infantil

Por volta dos 25 segundos da gravação viralizada nas redes sociais, as legendas em português indicam que Adhanom falou: “Em vez de como nós estamos vendo, alguns países estão usando-as como doses de reforços para matar crianças”.

Embora Adhanom não tenha sido claro ao falar e o que disse possa ser mal interpretado, ele não falou em matar crianças. As transcrições das coletivas publicadas pela OMS mostram que a interpretação vista nas redes sociais é falsa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link