PT, PV e PCdoB acertam federação; PSB não deve entrar

Atualizado em 9 de março de 2022 às 22:11
Reunião dos partidos por uma federação
PSB fica de fora da federação formada por PT, PV e PCdoB
Foto: Reprodução/VEJA

Na noite desta quarta-feira (9), PT, PV e PCdoB acertaram federação. O acordo nasce após quatro meses de negociações e pretende fazer formalização da união por um período de quatro anos. Ficou de fora da aliança o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que segundo a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, tem um tempo político diferente dos demais.

“As quatro agremiações, PT, PSB, PC do B e PV, têm unidade na construção de uma frente para enfrentar Bolsonaro e reconstruir o Brasil, unidos na candidatura Lula presidente” explicou a nota. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença de líderes partidários e demais representações.

Apesar da aliança feita entre as três siglas, Luciana não descartou a possibilidade do PSB buscar a participação em outro momento. Para ela o motivo da divergência nesse momento foi “um conjunto de opiniões diferentes”. As visões em questão dizem respeito a disputa do PT e PSB em lançar candidatos diferentes ao governo de São Paulo. Enquanto o Partido dos Trabalhadores aposta em Fernando Haddad, o Socialista não abandona o ex-governador Márcio França.

Leia mais:

1 – Ex-governador Márcio França sonha em ser vice de Lula em 2022

2 – Gatos russos são banidos da Federação Felina Internacional

3 – Haddad crê que federação entre PT e PSB não vai se concretizar

PSB não aceita participar de federação mas apoia Lula

O Partido Socialista Brasileiro colocou exigências que o PT não achou tão interessante, com isso, nada de acordo. Carlos Siqueira declarou que os partidos são culturalmente diferentes e que, no momento, não estão preparados para uma caminhada conjunta.

Mesmo não concordando com a união de siglas, Carlos expressou que os partidos estarão juntos com o ex-presidente Lula. Um dos pontos que causou divergência na reunião foi a relação de divisões de cadeiras na assembleia nacional dirigente das siglas, onde PT foi contra as propostas colocadas pelos socialistas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link