Filho de general Santos Cruz é alvo de operação da PF sobre espionagem ilegal da Abin de Bolsonaro

Atualizado em 20 de outubro de 2023 às 11:37
Caio Cesar dos Santos Cruz e seu pai, o general Carlos Alberto Santos Cruz. Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Última Milha.Um dos alvos de busca e apreensão é Caio Cesar dos Santos Cruz, filho do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz. A informação foi divulgada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

A operação apura uso de equipamentos da Agência Brasileira de Investigação (Abin) para espionagem ilegal quando a agência era presidida pelo atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), durante a gestão bolsonarista.

Os investigadores identificam Caio Cesar dos Santos Cruz como representante da empresa que forneceu à Agência Brasileira de Investigação (Abin) o sistema secreto que monitorou, de maneira ilegal, a localização de pessoas através da rede de telefonia celular durante o governo anterior.”

Apagão de fontes: Abin perdeu informação sobre elos do Hamas no Brasil | Metrópoles
Fachada da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, em Brasília. Foto: Reprodução/Abin

Além disso, a PF também cumpre 25 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Goiás e no Distrito Federal. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram efetuadas prisões preventivas de dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky. De acordo com a PF, esses servidores tinham conhecimento da utilização desse sistema pela Abin e teriam exercido pressões indiretas para evitar demissões.

Há indícios de que o uso do sistema “FirstMile” se intensificou nos últimos anos do governo Bolsonaro para monitorar ilegalmente servidores públicos, políticos, policiais, advogados, jornalistas e até mesmo juízes e integrantes do STF.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link