Financial Times fecha o ano apostando em vitória folgada de Lula sobre Bolsonaro

Atualizado em 31 de dezembro de 2021 às 18:11
Lula e Jair Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. Imagem: Reprodução

O jornal britânico Financial Times, um dos principais jornais de economia do mundo, aposta na derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de outubro no Brasil.

O editor de América Latina do FT, Michael Stott, prevê que, “apesar das bravatas”, o ex-capitão do Exército, “de extrema direita”, “terá um fim bem mais prosaico”. A inflação alta e uma economia estagnada darão vantagem ao ex-presidente Lula, “favorito para vencer por ampla margem”.

O periódico ainda prevê que a extrema direita não sairá vencedora na França, e que nem a Rússia invadirá a Ucrânia, nem a China, Taiwan. Nos EUA, o Partido Democrata, do presidente americano, Joe Biden, perderá o controle do Congresso americano em novembro.

Leia também:

1; Vencedora de 8 Emmys, comediante Betty White morre aos 99

2; Nelson Barbosa diz como Cunha e a Lava Jato barraram a recuperação da economia com Dilma

3; Quaquá diz que não desrespeitou Dilma e pede: “olhem para cima!”

Financial Times sobre Lula e Bolsonaro

“A inflação alta e uma economia estagnada conspirarão contra sua vitória de outro mandato nas eleições presidenciais de outubro”, afirma o FT. As previsões são realizadas pelos colunistas e editores do jornal.

A inflação oficial brasileira chegou a 10,74% em novembro no acumulado de 12 meses, último dado disponível. O acumulado é o maior desde novembro de 2003, quando estava em 11,02%. A alta do índice de preços é uma das ameaças ao crescimento do Brasil no ano eleitoral.

O jornal afirma ainda que Bolsonaro não deve conseguir tomar o poder em caso de derrota por meio de ações armadas ou antidemocráticas. Segundo o periódico, nem a população nem as Forças Armadas brasileiras embarcariam em algo como a invasão do Capitólio, realizada depois de Donald Trump perder a corrida para presidência nos Estados Unidos.

O jornal britânico chama a atenção para o fato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicado como “ícone da esquerda”, estar a frente de Bolsonaro nas pesquisas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.