Flávio Dino aciona EUA e Interpol para acelerar extradição de Allan dos Santos

Atualizado em 5 de janeiro de 2023 às 20:40
Allan dos Santos, fundador do site bolsonarista Terça Livre. Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça acionou o governo dos Estados Unidos e a Interpol para tentar acelerar o processo de extradição de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que fugiu para o país em julho de 2020. A pasta de Flávio Dino fez um primeiro contanto de aproximação para tentar trazer o foragido de volta ao Brasil. A informação é da coluna Painel na Folha de S.Paulo.

Allan é alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) que apontam a existência de uma milícia digital para atacar instituições. O blogueiro está foragido desde 2021, quando teve sua prisão preventiva ordenada pela Polícia Federal no inquérito das fake news.

O governo brasileiro espera que seu nome seja incluído na lista de procurados da Interpol, o que já deveria ter acontecido. Em 2021, após a ordem de prisão, o Brasil acionou a instituição mas não foi atendido.

Há suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou obter sua extradição junto da Interpol. O deputado Eduardo, filho de Jair, chegou a oferecer ajuda ao blogueiro para deixar o país, segundo mensagens interceptadas pela Polícia Federal. Bolsonaro se encontrou com o blogueiro em Nova York em 2021, quando viajou para participar de evento da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em novembro do ano passado, Alexandre de Moraes decretou o cancelamento do passaporte do blogueiro. O magistrado ainda determinou que sua decisão seja incluída no Módulo de Alerta e Restrição (MAR), impedindo-o de se locomover para outros países a partir dos Estados Unidos, onde tem morado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.