Foragido nos EUA, Allan dos Santos tem passaporte cancelado por Moraes

Atualizado em 21 de novembro de 2022 às 14:08
O influenciador bolsonarista, Allan dos Santos
Foto: Reprodução/Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decretou o cancelamento do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido desde que foi ordenada sua prisão preventiva no inquérito das fake news no ano passado.

A decisão de Moraes foi comunicada ao Ministério das Relações Exteriores e distribuída na manhã desta segunda-feira (21) para a embaixada brasileira nos Estados Unidos.

O presidente do TSE também determinou que o cancelamento do passaporte seja incluído no Módulo Alerta e Restrição (MAR), do Sistema de Tráfego Internacional. Portanto, o blogueiro bolsonarista não poderá se locomover para outros países a partir do território americano, onde vive atualmente.

O bolsonarista, mesmo que foragido, foi visto na última semana em uma manifestação contra o STF em Nova York, nos Estados Unidos. Ainda em Nova York, ele atacou um brasileiro após ter confundido ele com o CEO da Natura. 

Segundo o colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, a situação de Allan dos Santos nos Estados Unidos começará a ficar precária. A partir de agora, ele é um indocumentado no país e, com a decisão, ao menos em tese, poderá ser deportado a qualquer momento caso seja abordado por alguma autoridade policial ou de imigração.

Em outubro de 2021, Moraes ordenou a prisão de Allan. Ele é investigado por difundir fake news e fazer ataques e ameaças a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também determinou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), adotasse providências para solicitar a extradição de Allan dos Santos aos Estados Unidos.

Allan também foi o responsável por gravar e divulgar o vídeo em que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, após três dias de ataques, perdeu a paciência com um manifestante bolsonarista e respondeu: “Perdeu, mané, não amola”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link