Foro de São Paulo critica matéria da Record: “Crime é levantar acusações falsas”

Atualizado em 11 de outubro de 2021 às 10:37
Na Record, jornalista de extrema-direita espalha fake news contra o PT e o Foro de São Paulo
Cristina Seguí, jornalista de extrema-direita espanhola. Foto: Reprodução/Record

O Foro de São Paulo se manifestou sobre a matéria da TV Record que acusa partidos de esquerda da América Latina de usar dinheiro do “narcotráfico”. Segundo a jornalista de extrema-direita Cristina Seguí, o intermédio é feito pela entidade, que, diz, “tem uma estrutura criminal”.

“O Foro de São Paulo e todos os que estão ao redor do Foro de São Paulo e que se opõem às ideias de liberdade e à prosperidade das pessoas vivem da criminalidade, do tráfico de armas, do tráfico humano, do tráfico de drogas”, disse à emissora de Edir Macedo.

Em resposta, o Foro de São Paulo afirmou que “crime é levantar acusações falsas, sem provas, e difundi-las de maneira irresponsável”. A entidade lembra que reúne partidos de 27 países da América Latina e do Caribe e esclarece:

“O Foro de São Paulo rejeita a violência na política e em qualquer esfera da sociedade. Não tem e nunca teve qualquer relação com o crime, o tráfico ilegal, grupos armados ou milícias. Defendemos a cooperação internacional, a paz, a integração regional e o multilateralismo”.

Veja a matéria da Record:

Leia também:

1 – Bolsonaro foi ao jogo do Santos de propósito para ser barrado

2 – Confira charges que usam a bandeira do Brasil para expor crise gerada por Bolsonaro

3 – Live de Adele é invadida por brasileiros que reivindicaram pagamento para Martinho da Vila

Leia a nota do Foro de São Paulo na íntegra:

O Foro de São Paulo reúne partidos e movimentos políticos de 27 países da América Latina e Caribe, que defendem a transformação pacífica da região em uma sociedade mais justa para os povos e nações de nosso continente.

Foi assim denominado porque sua primeira reunião foi realizada na cidade de São Paulo, em 1990, com o propósito de estimular a defesa da democracia e a participação dos partidos de esquerda nos processos eleitorais de seus países.

Desde sua origem, o Foro de São Paulo rejeita a violência na política e em qualquer esfera da sociedade. Não tem e nunca teve qualquer relação com o crime, o tráfico ilegal, grupos armados ou milícias. Defendemos a cooperação internacional, a paz, a integração regional e o multilateralismo.

Crime é levantar acusações falsas, sem provas, e difundi-las de maneira irresponsável, como fez a Rede Record neste sábado, dia 9 de outubro de 2021, ao reproduzir entrevista de pessoa processada na Espanha por espalhar fake news contra adversários políticos.

Monica Valente
Secretária Executiva
Foro de São Paulo

São Paulo, 10 de outubro de 2021.