Categories: DestaquesMundo

França compra de volta parte de empresa alvo de “Lava Jato” dos EUA

Alstom e General Electric

A França vai comprar de volta o setor de turbinas que a Alstom havia vendido em 2014 para a americana General Electric. Na época, a empresa francesa havia sido condenada pela justiça americana a pagar uma multa superior a 700 milhões de euros por praticar corrupção na Indonésia nos anos 2000.

Segundo Frédéric Pierucci, ex-executivo da Alstom preso nos EUA por mais de dois anos condenado pelo esquema de propinas, o caso faz parte de uma “guerra econômica” mundial dos Estados Unidos contra grandes empresas concorrentes das americanas. Pierucci e o jornalista Matthieu Aron contam os fatos em detalhes no livro “Arapuca Americana, uma Lava Jato Mundial”.

Sendo o Estado francês acionista na Alstom, foi o então Ministro da Economia Emmanuel Macron que autorizou a venda da totalidade do setor de energia à concorrente americana em 2014. Hoje presidente, ele volta atrás. Uma “cessão muito controversa”, “um psicodrama político que envenenou o inicio de seu mandato”, considera o jornal francês Les Echos. “Um erro estratégico”, diz o La Tribune.

Com a General Electric agora em dificuldades financeiras e o setor de turbinas à venda, Macron determinou que a empresa nacional de energia elétrica francesa (EDF) seja a compradora.

“Para a GE, a compra-revenda da ex-turbina da Alstom parece a posteriori um mau negocio”, afirma Le Figaro. Segundo o jornal francês, “a gigante americana perdeu a aposta”. “Certamente não foi o melhor negocio de Jeff Immelt”, diz sob anonimato à publicação uma fonte que acompanhou o caso em relação ao ex-CEO da companhia estadunidense.

“No inicio dos anos 2010, a aposta de Immelt consiste em separar as atividades financeiras da General Electric e de se reforçar na industria. O CEO queria reforçar o setor de gás e carvão com o objetivo de se beneficiar do próximo ‘boom’ nessa área. Tempo perdido: não houve ‘boom’ e a GE teve que demitir. Por outro lado, o setor eólico da GE Renewables, oriundo da Alstom, conheceu um belo crescimento e criou centenas de empregos na França. Inclusive a GE pretende manter essa atividade”, observa o periódico.

Perguntado sobre a reviravolta no caso pela revista francesa Marianne, que considerou Frédéric Pierucci uma “vitima colateral da guerra econômica na qual se encontram França e Estados Unidos em torno da venda da Alstom Energia à General Electric”, o consultor de empresas conta ter apresentado ao Palácio do Eliseu e ao Ministério da Economia em 2019 um projeto para recuperar o setor vendido. Sem sucesso naquele momento, ele diz que a operação desta semana esta estritamente relacionada às eleições presidenciais, marcadas para abril.

O presidente francês, candidato oficioso à reeleição, esteve em Belfort, onde fica a usina de turbinas, para anunciar a decisão e lançar a construção de novos reatores nucleares. A EDF deve pagar pelas turbinas cerca de 200 milhões de euros à General Electric, que havia comprado o setor de energia por 14 bilhões de euros sete anos atrás.

Willy Delvalle

Mestre em Sociologia e Filosofia Política pela Universidade Paris 7. Formou-se em Comunicação Social: Jornalismo na Unesp. Em São Paulo, foi professor voluntário de português a imigrantes e refugiados. Atualmente, cursa mestrado em União Europeia e Globalização na Universidade Paris 8

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Willy Delvalle

Recent Posts

Caminhão em nome da empresa de Seif já foi apreendido com 320kg de maconha

A empresa JS Pescados, do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), já esteve envolvida em uma…

16 minutos ago

O muro da Mauá sabe o que destruiu Porto Alegre. Por Moisés Mendes

Sacos de areia foram amontoados na semana passada na base das 14 comportas do muro…

58 minutos ago

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

1 hora ago

VÍDEO – Senador gaúcho se emociona ao falar de chuvas no RS: “Nunca vi algo assim”

Ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Paulo Paim (PT), natural…

2 horas ago

Motorista de Porsche se entrega e é preso após três dias foragido

Fernando Sastre Filho, empresário dono de Porsche que matou motorista de aplicativo em acidente de…

2 horas ago

VÍDEO – Investigado por beijar filha, pastor bolsonarista diz que fez o mesmo com o filho

O pastor bolsonarista Lucinho Barreto, que se tornou alvo de investigação da Polícia Civil após…

3 horas ago