França se junta a EUA e mais 8 países e corta verba para ONU em Gaza

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 17:15
Refugiados palestinos carregam sacos com alimentos da UNRWA em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Foto: Divulgação

O governo francês anunciou a suspensão do financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) em meio a alegações de envolvimento de funcionários no ataque do Hamas a Israel em outubro do ano passado.

Esta decisão segue uma tendência já adotada por pelo menos outros nove países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e Finlândia.

O Ministério de Assuntos Estrangeiros francês afirmou que as acusações são graves, e a França não planeja realizar novos pagamentos à agência da ONU em Gaza nos primeiros quatro meses deste ano. Uma nota oficial do ministério destacou que a França tomará uma decisão em conjunto com outros principais doadores da ONU, considerando requisitos de segurança e transparência.

Palestinos protestam fora da UNRWA. Foto: Divulgação

A UNRWA, principal agência humanitária em Gaza, enfrenta uma crise após funcionários serem demitidos por alegado envolvimento com o Hamas no ataque de outubro. As Nações Unidas abriram uma investigação para esclarecer os fatos. O governo israelense pediu o fim das atividades da UNRWA em Gaza, intensificando as tensões entre Israel e a ONU.

Enquanto a França e outros países suspenderam financiamentos, a Noruega declarou que continuará a apoiar a agência, enfatizando a distinção entre as ações individuais dos funcionários demitidos e o papel crucial desempenhado pela UNRWA na distribuição de ajuda humanitária e proteção aos refugiados palestinos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link