Destaques

Freixo confirma ex-prefeito Cesar Maia como seu vice ao governo do Rio de Janeiro

Freixo confirma ex-prefeito Cesar Maia como seu vice ao governo do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) confirmou pelas redes sociais, nesta sexta-feira (22), o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como o candidato a vice-governador na sua chapa. “É uma honra ter Cesar Maia ao meu lado como pré-candidato a vice-governador”.

“Cesar é um gestor experiente e será fundamental na reconstrução do Rio de Janeiro”, escreveu Freixo. “O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”, continuou.

À esquerda, a parceria com a família Maia causa irritação no Psol, ex-partido de Freixo. Mas, com Cesar Maia, o pré-candidato quer vencer a resistência de parte do eleitorado que o identifica como um político inexperiente em cargo executivo. A aliança, considerada pontual pelas partes, foi confirmada pelo PSDB do Rio também nesta sexta.

Em nota, o deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ), presidente da Federação PSDB-Cidadania, confirmou que a união é oficial. “O PSDB, partido majoritário nessa federação, encaminha a indicação do vereador e ex-prefeito Cesar Maia como candidato a vice-governador na chapa do deputado federal Marcelo Freixo. O Cidadania seguirá apoiando o ex-prefeito Rodrigo Neves”, diz o deputado tucano, em referência ao ex-prefeito de Niterói pelo PDT. Segundo Rodrigo, filho de Cesar Maia, a opção do Cidadania por Neves foi tomada antes da formalização da federação PSDB-Cidadania.

“Vice do Witzel é fraco”

Na série de postagens em que comenta a situação do estado, Freixo diz que “o vice do Witzel (Cláudio Castro) é fraco e sem rumo”. Para o pré-candidato do PSB ao Palácio Guanabara, “o maior problema (de Castro) é ter herdado o cargo sem estar preparado para isso. É usar a polícia para fazer política”. Freixo se diz a favor “de operações policiais planejadas e com a polícia bem treinada para combater o crime”.

Racha pelo Senado

A aliança entre PT e PSB no Rio de Janeiro não chegou a bom termo, até o momento, devido à disputa pela vaga do estado ao Senado. Os socialistas confirmaram a candidatura do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) na quarta-feira (20). Molon tem o apoio da federação Rede-Psol e do Cidadania.

Por seu lado, o PT tem reafirmado há tempos que André Ceciliano será seu candidato ao Senado “em qualquer circunstância”. Ele é apoiado por PCdoB e PV, além de sua própria legenda. Nesta quinta-feira (21), o PT adiou a convenção estadual, que estava marcada para segunda-feira (25) e confirmaria o apoio à candidatura de Freixo ao Palácio Guanabara. O diretório petista no Rio argumenta que o PSB descumpriu acordo pelo qual o PT teria o nome ao Senado e apoiaria Freixo ao governo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo, nas redes sociais, no qual declara apoio à candidatura do deputado estadual Ceciliano. “Vocês já sabem que o Freixo é (pré-candidato apoiado a) governador. Vocês já sabem que nós temos muitos deputados. Mas é importante eleger senador. E nós só temos um: o senador que nós temos no Rio é André Ceciliano”, diz o ex-presidente.

Texto de Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual (RBA).

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

O plano de Bolsonaro para tentar se livrar de condenações e disputar eleição em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém a convicção de que estará apto para disputar…

35 minutos ago

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa, diz relatório

O Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa, subindo dez posições…

53 minutos ago

Políticas sociais mudam cabeça do povo? Por Frei Betto

Por Frei Betto Minha resposta à pergunta acima é não. Em setenta anos de União…

3 horas ago

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

4 horas ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

4 horas ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

4 horas ago