Freixo e Castro estão empatados no Rio; brancos e nulos disparam

Atualizado em 15 de março de 2022 às 16:48
Freixo e Castro estão empatados no Rio
Deputado federal Marcelo Freixo e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Marcelo Freixo (PSB) e Cláudio Castro (PL) estão empatados no Rio de Janeiro, segundo pesquisa Real Time Big Data que foi encomendada pela Record TV e divulgada hoje (15). Ambos estão na corrida pelo governo do estado e a diferença entre eles é de um ponto percentual, Freixo lidera, mas ainda atrás da proporção de brancos ou nulos.

Os eleitores foram questionados em quem votariam para governador do estado. Escolheriam Marcelo Freixo 24%  Cláudio Castro (23%). Em seguida aparecem Rodrigo Neves  (PDT) com 10%, André Ceciliano (PT) e Felipe Santa Cruz (PSD) ambos com 2% das intenções de voto. Paulo Ganime (Novo) aparece com 1%. Afirmaram que votariam branco ou nulo 30%. Não sabem ou não responderam são 8%.

O empate técnico foi atingido em março. Em setembro de 2021 a diferença entre Freixo e Castro era de sete pontos percentuais. Freixo com 25% e Castro com 18%. Rodrigo Neves cresceu um ponto, passando de 9% para 10%.

Leia mais:

1- DCM Ao Meio-Dia: Bolsonaro diminui distância de Lula em nova pesquisa: essa é a guerra

2- Cogitado em novo partido e com Lula, Kalil cresce nas pesquisas

3- Lula lidera, Bolsonaro cresce e Moro desaba, diz pesquisa

Segundo cenário, Freixo continua bem

Em um segundo cenário, sem André Ceciliano e Felipe Santa Cruz, Freixo e Castro têm 25% de intenção de voto, seguidos por Rodrigo Neves, com 11%. Ganime segue com 1%. Não votariam em Freixo 45%, enquanto 39% não votariam em André Ceciliano e 33% em Cláudio Castro.

Na pesquisa espontânea, sem opções de candidatos aos entrevistados, 58% disseram que não sabem em quem votaria para governador ou não responderam. Votariam nulo 23%, enquanto 5% votariam em Freixo e 4% em Castro.

Em relação à pergunta: “Votaria em um candidato que defendesse a discriminalização do aborto?”. Responderam que não 63% dos entrevistados, 25% disseram que sim e 12% não souberam ou não responderam. Questionados se votariam em um candidato que defendesse a legalização da maconha, 49% disseram que não e 43% sim.

O levantamento da Real Time Big Data tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foi realizado com 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de março. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link