Fugitivos recapturados voltam à prisão de Mossoró (RN) em celas separadas e monitoradas

Atualizado em 5 de abril de 2024 às 6:33
Rogério da Silva Mendonçae Deibson Cabral Nascimento. (Foto: Reprodução)

Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, recentemente recapturados no Pará, chegaram ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (5). Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram transportados de avião para Mossoró, desembarcando na madrugada.

Os recapturados voltaram para o presídio, cuja segurança foi reforçada e a direção substituída. O Ministério da Justiça, por sua vez, assegurou que ambos ficarão em celas individuais, sob vigilância constante.

Ação de recaptura

Após uma busca de 50 dias, a recaptura ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de quinta-feira (4).

Durante depoimento à PF, após serem encontrados, os fugitivos permaneceram em silêncio. Posteriormente, foram transferidos para o aeroporto de Marabá e levados de volta para Mossoró em uma aeronave da corporação. Depois de desembarcarem, os dois criminosos foram submetidos a exames de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

A fuga

Originários do Acre e integrantes da facção criminosa “Comando Vermelho”, Rogério e Deibson escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro.

A fuga, que ocorreu na Quarta-Feira de Cinzas, foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui outras unidades no Brasil.

Os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária e cortaram duas cercas de arame para escapar. Investigações indicam que ferramentas de uma obra na prisão foram usadas na fuga.

Uma força-tarefa, composta por diversas forças de segurança, foi formada para capturar os fugitivos. Durante a fuga, eles chegaram a invadir casas, além de fazer uma família refém.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link