Destaques

Funcionários entram em guerra com direção da Petrobras

Petrobras
Foto: Reprodução

Além das interferências do governo federal na gestão da Petrobras, agora os funcionários entraram em guerra com a direção estatal. A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) pretende abrir ação na Justiça pedindo o afastamento do novo presidente da empresa, Caio Paes de Andrade, indicado de Jair Bolsonaro (PL). A entidade alega que além da falta de comprovação de experiência técnica para o cargo, há conflitos de interesses, segundo informações do Relatório Reservado.

A ex-mulher de Paes de Andrade, Margot Greenman, é sócia da Captalys, controladora da iDrust, que é gestora do Finanfor, plataforma de operações de crédito para parceiros e fornecedores da petrolífera. O embate entre funcionários e a direção da Petrobras se dá também em outro front. O motivo é a indignação dos colaboradores com a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela empresa. Segundo informações de líderes sindicais, é grande a possibilidade de uma greve já na primeira quinzena de julho.

Na última quarta-feira (29), em assembleia realizada na entrada do Edifício Senado (Edisen), no Centro do Rio, onde fica a atual sede administrativa da companhia, funcionários rejeitaram o ACT por unanimidade. Também de forma unânime, aprovaram a proposta de estado de greve e assembleia permanente. A paralisação pode ser deflagrada a qualquer momento.

Entre os temas que provocaram insatisfação estão o reajuste salarial médio de 5%, que é apenas metade do IPCA de 2021 (10,06%); o fim da gratificação para trabalhadores de campos terrestres; aumento da contribuição dos empregados para o plano de saúde.

Todos passariam a pagar o mesmo índice, de 50% – hoje, a menor faixa é de 7%. De acordo com o Relatório Reservado, a Petrobras informou que “foi realizada uma reunião no dia 20 entre a companhia e representantes das entidades sindicais”. Segundo a estatal, “neste momento os sindicatos estão realizando as assembleias com os empregados para apreciação e deliberação da proposta apresentada pela companhia.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

Ministro espanhol sugere que Milei faça uso de “substâncias” e Casa Rosada rebate

A Casa Rosada repudiou nesta sexta-feira (03) as "calúnias e difamações" do ministro de Transportes…

3 horas ago

Prefeitura de SP é investigada por acesso dados sigilosos de aborto legal

Publicado originalmente na Agência Pública A Polícia Civil paulista começou a investigar o acesso pela…

3 horas ago

“Clara afronta”: causa da anulação da sessão que aprovou a privatização da Sabesp

A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo,…

3 horas ago

TSE rejeita recurso de Bolsonaro e mantém ex-presidente inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira (3) um recurso apresentado pela defesa do…

4 horas ago

Governo Tarcísio recua após incluir vídeo do MBL em seu material didático

O governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) incluiu um vídeo produzido pelo Movimento Brasil…

4 horas ago

Essencial do DCM TV: SEXTOU com BEMVINDO SEQUEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=_ZI2NaF--ws Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o ator…

5 horas ago