Funcionários estão com medo por causa de mudanças na Petrobras

Atualizado em 29 de março de 2022 às 22:54
Mudança de presidente na Petrobras foi vista com receio pelos funcionários. Foto de letreiro da Petorbras em verde.
Funcionários avaliam que Adriano Pires tem perfil muito técnico, mas pouca experiência em gestão. Foto: Felipe Moreno

A mudança de presidente na Petrobras deixou os funcionários da estatal apreensivos. A nova gestão, que será comandada por Adriano Pires, depois da demissão do general Joaquim Silva e Luna, ainda vem sendo avaliada por servidores se representará ou não grandes mudanças.

Adriano Pires é um consultor renomado na área petrolífera, mas não tem nenhum tipo de experiência com a gestão executiva de grandes empresas. Por mais que ele tenha um conhecimento técnico das principais questões envolvidas na administração da estatal, há um certo receio sobre se haverá alterações radicais na área administrativa.

Há também uma reação ao Projeto de Lei 1272, aprovado no Senado, que seguirá agora para a Câmara. De autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), os funcionários entendem que a proposta é uma ameaça e representa a intervenção do Estado na política de preços da estatal.

Leia mais:

1 – A Petrobrás e a política de preços que enlouqueceu o país. Por J. Carlos de Assis

2 – “Indicado para presidir Petrobras não aceita o discurso de que o petróleo é nosso”, diz Lula

3 – Bolsonaro promete a novo presidente da Petrobras privatizar a estatal: “Dor de cabeça”

Adriano criticou o PL que afeta a Petrobras, mas defendeu modelagem na proposta

Adriano Pires é favorável ao fundo, mas defendeu uma outra modelagem à proposta de Jean Paul-Prates. Ele sempre criticou a proposta do senador petista e cabe agora ao governo decidir como irá proceder em relação à forma de subsídio aos combustíveis.

Atualmente, a Petrobras tem o controle sobre a política de preços, mas com o fundo ela ficaria dependente do Executivo, que deve considerar os custos de internalização e produção, que é a vontade do governo Bolsonaro. A estatal passaria para uma categoria diferente da dos importadores, com regras mais duras e que permitam o uso político da empresa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link