Fundação Palmares ignora Dia da Consciência Negra em parque memorial

Atualizado em 20 de novembro de 2021 às 8:29
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares em Alagoas
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares em Alagoas. Foto: Reprodução

A Fundação Palmares ignora celebrações do Dia da Consciência Negra. A histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), promove uma extensa programação especial em homenagem à data e a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O local é propriedade da fundação, que este ano ignora a data e não realiza apoio a qualquer evento no município alagoano.

Criado em 2007, no alto da Serra da Barriga, o parque recria o ambiente da República dos Palmares. O local foi o maior refúgio de negros das Américas durante o período escravocrata.

O turismo étnico na região é um dos motores da economia da União dos Palmares. No ano passado, por conta da pandemia, as celebrações foram restritas e limitadas a 300 pessoas.

Leia mais:

1 – Pastor Valdemiro reage a greve e ameaça demitir funcionários

2 – Bolsonaro e Guedes se estranham e batem boca: “Melhor eu sair do governo”

3 – Bolsonaro não tem votos no Senado para aprovar PEC dos Precatórios

União Palmares tem de se virar sem o governo

Para aumentar o fluxo de visitantes, a prefeitura criou um projeto de atração cultural aos domingos. A ideia é que as pessoas vejam o pôr do sol no local. Segundo Elizabete de Oliveira Silva, secretária de Cultura do local, “foram 800 pessoas” no último domingo.

“O projeto vai ajudar a contar a história dos nossos heróis e de Zumbi, que lutou pela liberdade –e essa luta segue até hoje. A gente mostra aqui a importância de Zumbi e do quilombo a nossos alunos e visitantes”, relata.

Sem atos oficiais do governo federal, entretanto, coube à prefeitura, ao estado e ao próprio movimento negro comandar programação em celebração ao Dia da Consciência Negra.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.