Fundação Palmares ignora Dia da Consciência Negra em parque memorial

Atualizado em 20 de novembro de 2021 às 8:29
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares em Alagoas
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares em Alagoas. Foto: Reprodução

A Fundação Palmares ignora celebrações do Dia da Consciência Negra. A histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), promove uma extensa programação especial em homenagem à data e a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O local é propriedade da fundação, que este ano ignora a data e não realiza apoio a qualquer evento no município alagoano.

Criado em 2007, no alto da Serra da Barriga, o parque recria o ambiente da República dos Palmares. O local foi o maior refúgio de negros das Américas durante o período escravocrata.

O turismo étnico na região é um dos motores da economia da União dos Palmares. No ano passado, por conta da pandemia, as celebrações foram restritas e limitadas a 300 pessoas.

Leia mais:

1 – Pastor Valdemiro reage a greve e ameaça demitir funcionários

2 – Bolsonaro e Guedes se estranham e batem boca: “Melhor eu sair do governo”

3 – Bolsonaro não tem votos no Senado para aprovar PEC dos Precatórios

União Palmares tem de se virar sem o governo

Para aumentar o fluxo de visitantes, a prefeitura criou um projeto de atração cultural aos domingos. A ideia é que as pessoas vejam o pôr do sol no local. Segundo Elizabete de Oliveira Silva, secretária de Cultura do local, “foram 800 pessoas” no último domingo.

“O projeto vai ajudar a contar a história dos nossos heróis e de Zumbi, que lutou pela liberdade –e essa luta segue até hoje. A gente mostra aqui a importância de Zumbi e do quilombo a nossos alunos e visitantes”, relata.

Sem atos oficiais do governo federal, entretanto, coube à prefeitura, ao estado e ao próprio movimento negro comandar programação em celebração ao Dia da Consciência Negra.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link