Ganhadora do Nobel acusa Facebook de ser uma ameaça à democracia

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 23:40
Maria Ressa
Jornalista filipina Maria Ressa ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2021 – Foto: REUTERS – 08.10.2021

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, Maria Ressa, acusou o Facebook de ser uma ameaça à democracia mundial. Em entrevista à agência Reuters, a jornalista filipina disse que entende que a estrutura da rede social faz com que mensagens falsas se espalhem com uma facilidade maior do que fatos.

“Estes ataques online nas mídias sociais têm um propósito. Eles são direcionados e usados como uma arma”, disse a ex-jornalista da CNN Filipinas.

Ressa declarou que as tecnologias precisam trabalhar para o fortalecimento da democracia. O Facebook, por sua vez, falha em proteger seus usuários do ódio e desinformação, o que tornaria a rede social nociva à sociedade e a todo sistema político.

“[Os algoritmos do Facebook] priorizam a propagação de mentiras contaminadas de raiva e ódio acima dos fatos”, comentou Ressa.

Leia também

1; Polícia investiga se PCC está por trás de chacina na fronteira entre Brasil e Paraguai

2; Davi Alcolumbre combinou com presidente do TRE-AP pagar funcionária fantasma, revela áudio

3; Luisa Mell denuncia ex-marido e diz que violência não acabou quando saiu de casa

Nobel na luta pela verdade

Para a ganhadora do Nobel da Paz deste ano, o comitê que escolhe os vencedores notou que a luta pela verdade é essencial para o mundo e para os desafios deste século.

“O comitê do Prêmio Nobel da Paz percebeu que um mundo sem fatos é um mundo sem verdade e confiança. E, se você não tem nenhuma das duas coisas, você certamente não pode dominar o coronavírus, dominar a mudança climática”, disse.

“Esse é o melhor momento para ser jornalista. […] Um mundo sem fatos significa um mundo sem confiança”, afirmou.

A filipina dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2021 com o jornalista Dmitry Muratov, editor-chefe do principal jornal independente da Rússia.