Destaques

Ganhe o Desbolsonário de Bolso, um dicionário para tentar entender a cretinice reinante

O desbolsonário de bolso

Foi lançado o “Desbolsonário de bolso”, das filósofas Luisa Buarque e Marcia Sá Cavalcante Schuback, projeto gráfico de Brigita Gelžinytė.

A compilação do vocabulário bolsonarista contém expressões como “cidadão de bem”, “vai pra Cuba”, “kit gay” e “médico cubano”.

Tem verbetes como estes abaixo:

ANTIPETISMO. 1. Transtorno obsessivo compulsivo (ver crônica de Antonio Prata) que causa surdez seletiva, memória seletiva e miopia crônica. 2. Aversão a qualquer política que venha do Partido dos Trabalhadores (PT, donde se forma o substantivo masculino petismo, donde, anti-petismo). 3. Elitismo tradicional brasileiro. 4. Preocupação única com a chamada corrupção, isto é, unicamente com a corrupção de esquerda. 5. Posição contrária às decisões que beneficiam trabalhadores. 6. Anti-PT: Partido dos Trabalhadores, inimigo que precisa ser construído e eliminado para que o bolsonarismo possa se justificar como a força que reúne o “povo” e se apresenta como o salvador, o “protetor do povo” contra o “bandido e inimigo do povo”. A estratégia de construir um corpo, uma entidade para odiar de maneira a justificar a tomada de poder num regime totalitário é bem conhecida pela história. A novidade é o ódio a um “partido”. Por que odiar um partido? Será o ódio ao partido dos trabalhadores um ódio aos trabalhadores? O anti-petismo é, no fundo de sua superficialidade, um ódio a toda política que protege o trabalhador. É o ódio que exprime a vontade de continuar explorando o trabalhador mediante a ilusão de que, ao fazer do trabalhador o seu próprio gestor, ou seja, o seu próprio explorador, o trabalhador consegue emancipar-se do próprio trabalho. 7. Anti-petismo é uma estratégia de desatenção: chamando toda a atenção midiática para o ‘petismo’ e os ‘petralhas’, se deixa de prestar atenção ao fato de o bolsonarismo não possuir nenhum projeto de governo.

RELAÇÕES EXTERIORES. 1. Deus acima de tudo e Trump acima de todos. 2. Cruzada contra a Europa para a conquista do Ocidente. 3. Retorno dos “cavaleiros templários”.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Mortes em enchentes no RS chegam 66 e número supera tragédia de 2023

O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) 66 mortes em decorrências…

36 minutos ago

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

2 horas ago

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

3 horas ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

3 horas ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

11 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

12 horas ago