VÍDEO: “Se eu for presidente, não terá garimpo em terras indígenas”, diz Lula à rádio

"Eles tem direito a vida digna e cuidarmos da Amazônia é mais importante que garimparem um pouco de ouro"

Atualizado em 10 de março de 2022 às 9:33
Lula e os indígenas
Lula e os indígenas. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista à Rádio Itatiaia nesta quinta (10). Ele falou como pré-candidato e fez projeções caso vença a disputa contra Jair Bolsonaro (PL). E ele falou também sobre a situação dos indígenas no Brasil.

Ex-presidente afirmou o seguinte: “Bom dia. Nossa preocupação é a reconstrução do Brasil, que está em uma situação muito difícil. Uma candidatura tem que ser um movimento para reconstruir a democracia, a economia, os empregos e a inclusão social no Brasil.

Todos os mecanismos de combate à corrupção e transparência foram feitos pelo PT. Na nossa época as denúncias eram investigadas. Hoje eles escondem com sigilo de 100 anos. Cadê o Queiroz? Cadê a questão das vacinas, na época do Pazuello?

Se eu for presidente da República não terá garimpo em terras indígenas. Os índios não são intrusos, eles estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Eles tem direito a vida digna e cuidarmos da Amazônia é mais importante que garimparem um pouco de ouro.

Eu aprendi com a minha mãe que respeito é fundamental. Eu sempre respeitei governadores de todos os partidos e será assim se eu voltar à Presidência porque o importante são os interesses da sociedade e não de quem tem mandato”.

LEIA MAIS:

1 – Câmara aprova urgência de projeto que explora terras indígenas
2 – Deputada Wapichana quer a suspensão de projeto de exploração de terras indígenas
3 – Bolsonaro: Guerra é “boa oportunidade” para explorar terras indígenas

Lula fala sobre combustíveis

“Sabe porque a gasolina, o gás e o diesel estão caros? Porque esse Brasil tinha uma grande distribuidora chamada BR que foi privatizada.

E agora você tem empresas importando gasolina dos Estados Unidos em dólar enquanto temos auto suficiência e produzimos petróleo em reais”. Veja.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link