Gazeta do Povo endossa Nikolas e espalha fake news sobre banheiros unissex

Atualizado em 23 de setembro de 2023 às 13:10
Matéria do jornal de extrema-direita Gazeta do Povo endossa mentiras de Nikolas Ferreira sobre banheiro unissex. Reprodução

A Gazeta do Povo, jornal de extrema-direita, disseminou fake news ao endossar as mentiras de Nikolas Ferreira sobre uma orientação emitida pela pasta dos Direitos Humanos sobre a permissão do uso do banheiro de acordo com a sua orientação sexual.

Diferentemente do que divulgou o jornal e a extrema-direita vem pregando nas redes, o texto da resolução não fala em banheiro unissex, e sim que “deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade e/ou expressão de gênero de cada estudante”.

Na sequência do texto legal, inclusive, recomenda-se que “sempre que possível, instalação de banheiros de uso individual.

Na notícia, datada de sexta-feira (22), o veículo paranaense escreveu que a medida “determina” que estudantes se vistam de acordo sua identidade de gênero”. Mais uma mentira e uma informação descontextualizada, uma vez que uma orientação não tem caráter legal, ou seja, não obriga ninguém a segui-la. Além disso a orientação se limita a mencionar a questão do uniforme.

O artigo 7º é específico em relação à vestimenta, tratando apenas dos uniformes: “Caso haja distinções quanto ao uso de uniformes e demais elementos de indumentária, deve ser facultado o uso de vestimentas conforme a identidade ou expressão de gênero de cada estudante.”

Nikolas havia anunciado que protocolou um projeto de Decreto Legislativo para sustar a Resolução do Ministério dos Direitos Humanos que garante o uso de banheiros e vestiários nas escolas de acordo com a ‘identidade ou expressão de gênero’ de cada aluno”. No entanto, a resolução, como explicou o Ministério, não tem força de lei, portanto, ele não ter o poder de garantir o que recomenda.

Medidas Legais

Silvio anunciou em seu X (antigo Twitter) que acionará a Advocacia-Geral da União (AGU) para que se tome medidas contra os parlamentares que espalharem desinformações sobre o assunto: “Quem usa a mentira como meio de fazer política, incentiva o ódio contra minorias e não se comporta de modo republicano tem que ser tratado com os rigores da lei”, escreveu.

 

Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo vem sendo um dos veículos mais radicais na veiculação do discurso de extrema-direita nos últimos anos. Entre seus colunistas estão Alexandre Garcia, Deltan Dallagnol, Guilherme Fiuza, Luís Ernesto Lacombe e J.R. Guzzo, alguns dos mais agressivos defensores de Jair Bolsonaro na mídia.

Na pandemia, o jornal paranaense adotou um discurso negacionista e já publicou um artigo no qual seu colunista chamava Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados na Amazônia, de “militontos equivocados”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link