Generais ficam de fora da coordenação da campanha de Bolsonaro

Atualizado em 26 de dezembro de 2021 às 18:34
Bolsonaro
Bolsonaro deixa de fora generais na coordenação de sua campanha

Nenhum general com gabinete no Palácio do Planalto faz parte até o momento da coordenação da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro. Liderado pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, o grupo conta por com a participação dos comandantes dos três principais partidos do Centrão, com os quais Bolsonaro tenta fazer uma coligação eleitoral para 2022. Entre eles está o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o ex-deputado Valdemar Costa Neto e o deputado Marcos Pereira.

Entre os generais que despacham como ministros, Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, se ofereceu para ajudar na coordenação de campanha. Porém, os conselhos dele ainda não foram requisitados.

Apesar de ser amigo de Bolsonaro, Ramos não é considerado um articulador político competente pelos caciques que hoje comandam a administração. O próprio presidente já dispensou uma vez os serviços dele. Foi em março deste ano, quando, ao escancarar as portas do governo para o Centrão, Bolsonaro tirou Ramos da Secretaria de Governo, que cuida da relação com o Congresso, substituindo-o pela deputada de primeira mandato Flávia Arruda.

Leia mais:

1- Meninos e meninas são obrigados a correr risco de morte e repetir fake news

2- Pacheco deve definir candidatura ao Palácio do Planalto em janeiro de 2022

3- Deputados federais gastam mais de R$ 140 milhões da cota parlamentar em 2021

Augusto Heleno permanece com opinião contra o Centrão

O general Augusto Heleno, que é chefe do Gabinete de Segurança Institucional, não procurou a coordenação para oferecer ajuda. Não foi uma surpresa, já que, na campanha de 2018, ele comparou o Centrão a um ajuntamento de ladrões.

Na época, o então candidato Bolsonaro dizia que jamais se renderia à velha política, o que acabou fazendo diante da necessidade de garantir estabilidade à sua gestão e afastar o risco de impeachment, e assim manter vivas as chances de reeleição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link