General Heleno deve ser convocado para esclarecer ameaças de militar do GSI

Atualizado em 30 de novembro de 2022 às 12:15
General Heleno. Foto: Reprodução

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e os deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Paulão (PT-AL), Henrique Fontana (PT-RS) e Rogério Correia (PT-MG) protocolaram nessa terça-feira (29) requerimentos pedindo a convocação do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a fim de prestar esclarecimentos sobre a transgressão disciplinar do primeiro-sargento da Marinha Ronaldo Ribeiro Travassos, lotado no GSI.

Os parlamentares também entraram com notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Travassos por coordenar atos antidemocráticos em frente a quartéis das Forças Armadas. O deputado Alencar Santana (PT-SP), líder da Minoria, também assina a petição.

Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, Ronaldo Ribeiro Travassos compartilhou áudios e vídeos em que incita o golpe de Estado a favor do presidente Jair Bolsonaro, ao convocar para manifestações nos atos antidemocráticos em frente a quartéis das Forças Armadas. O golpista também tem afirmado que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não tomará posse em 1º de janeiro, além de incitar o assassinato dos eleitores de Lula.

De acordo com o requerimento, Travassos é militar da ativa, ‘razão pela qual não poderia participar de manifestações político-partidárias’. A Constituição de 1988 (art. 142, §3º, V) proíbe a filiação de militares da ativa a partidos políticos. No mesmo sentido, o art. 45 do Estatuto dos Militares (Lei nº 6.880/1980) veda “quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político”.

Os requerimentos foram apresentados nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP); Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN); Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Notícia-crime

Os parlamentares do PT também denunciaram Ronaldo Ribeiro Travassos no STF por organização criminosa contra o Estado Democrático de Direito e por ameaçar o presidente eleito e seus eleitores, incitação e apologia à prática de crimes contra o resultado eleitoral e incentivo às práticas de atos inconstitucionais contra as instituições democráticas, entre outros.

Eles também afirmam que o primeiro-sargento da Marinha tem utilizado o horário de trabalho, “quando deveria estar servindo ao Estado brasileiro”, para participar, incentivar e ameaçar os atos antidemocráticos com a aprovação da Chefia (Ministro do GSI e outros Generais).

“São ações graves que precisam ser precocemente reprimidas pelos instrumentos legais e constitucionais à disposição da sociedade brasileira, de modo que a ordem prevaleça e o ódio capitule, como deve ocorrer numa sociedade democrática e pluralista”, justificam os deputados.

Na denúncia, eles solicitam que o militar seja investigado e afastado das funções que exerce no GSI, além de ser vetada a participação dele em atos antidemocráticos, sob pena de prisão.

Originalmente publicado em PT NA CÂMARA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link