“General na Petrobras está absolutamente dentro da lógica neoliberal”, diz Silvio Almeida

Atualizado em 20 de fevereiro de 2021 às 15:29
Silvio Almeida na TVT. Foto: Reprodução/YouTube

O pesquisador Silvio Almeida foi às redes sociais, neste sábado (20), para comentar o anuncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que substituirá o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna.

Para o pesquisador, “um general na Petrobras está absolutamente dentro da lógica neoliberal. Autoritarismo e falta de planejamento econômico”.

“O que define o neoliberalismo não é a quantidade de intervenção estatal, mas sim a qualidade. A intervenção neoliberal se dá no sentido de desorganizar determinados setores da economia. O avesso do neoliberalismo não é a intervenção; é a organização racional da economia”, disse Silvio, que continuou:

“Lembrando que toda intervenção exige algum tipo de racionalidade. Mas nem toda racionalidade se converte em planejamento econômico. A racionalidade neoliberal é para desorganizar e desregulamentar”, afirmou.

O pesquisador ainda fez um desabafo: “que miséria de mundo em que se acha que falar em “qualidade” de algo é um juízo moral. Qualidade também pode se referir a características específicas de alguma coisa.. Qualidade da intervenção é sobre o TIPO de intervenção e não se ela é boa ou ruim…”, acrescentou.

“O argumento central é que intervenção estatal ou ausência de intervenção não é o que define neoliberalismo. Capitalismo sem intervenção estatal só existe nos delírios juvenis de ancaps”, concluiu.

Confira abaixo: