Genocídio: Exército de Israel invade o maior hospital do sul de Gaza

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 11:55
Complexo Médico Nasser, maior hospital de Khan Younis, sul da Faixa de Gaza – Foto: Reprodução

Tropas israelenses entraram no Complexo Médico Nasser, o hospital no sul de Gaza onde milhares de palestinos deslocados estavam abrigados nos últimos dias, disseram o ministério da saúde de Gaza e os militares israelenses na quinta-feira.

Ashraf al-Qudra, porta-voz do Ministério da Saúde, disse em comunicado que os militares israelenses demoliram o muro sul do complexo e começaram a invadi-lo.

Numa segunda declaração, ele disse que as forças israelenses tinham como alvo o departamento ortopédico do hospital, matando um paciente e ferindo vários outros.

Os militares israelenses alegaram em comunicado que estavam “conduzindo uma operação precisa e limitada dentro de Nasser” contra o Hamas, que acusou de se esconder no hospital entre civis feridos.

Centenas de palestinos começaram a fugir do hospital na quarta-feira, depois que os militares israelenses ordenaram que as pessoas deslocadas ali abrigadas evacuassem, forçando-as a tentar encontrar refúgio em outro lugar em Gaza, mesmo quando o território é atingido por ataques aéreos e repleto de combates.

Muitas das pessoas em Nasser, na cidade de Khan Younis, já tinham sido deslocadas de casas e abrigos noutros locais de Gaza, em muitos casos várias vezes.

Os civis recorreram frequentemente aos hospitais em busca de abrigo durante a guerra, pensando que estariam mais seguros.

Mas os hospitais têm sido um foco para os militares de Israel, que dizem que o Hamas os utiliza para operações militares.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link