A padaria de Alckmin e a pizzaria de Bolsonaro: por que um é original e o outro fake

Atualizado em 30 de dezembro de 2021 às 11:19
Veja Bolsonaro
Bolsonaro na pizzaria do Rui, em Santa Catarina: cenário classe Z que deveria envergonhar o dono do estabelecimento

Nesta semana o DCM mostrou como funcionam as incursões de Geraldo Alckmin nas padarias do bairro do Caxingui, onde mora com a mulher em São Paulo.

O ex-governador sai a pé e escolhe o estabelecimento comercial no qual aparece para receber um amigo, um correligionário ou mesmo apenas para tomar um café e jogar conversa fora com vizinhos.

É uma cena que você precisa ver para acreditar. A leitura deste texto não é suficiente para chegar ao nível de realismo do fato.

Bolsonaro tenta copiar Alckmin desde o dia em que pisou no palácio do Planalto. Quer se vender como homem do povo. Que ao contrário dos demais pode andar à toa por aí sem ser incomodado.

Grossa mentira. Tudo o que Bolsonaro faz é planejado nos mínimos detalhes.

Leia mais

1. ‘Judas do PSDB’: braço direito de Alckmin detona Doria e sinaliza para aliança do ex-governador com Lula

2. SOS Bahia: Haddad, Paulo Betti e Lurian Lula da Silva participam de live para ajudar vítimas das cheias

3. Cabo Daciolo abraça Ciro e pede para líder do PDT confessar da própria boca que Jesus é o Senhor

Lembra um tempo atrás, em plena pandemia, quando ele pulou de uma lancha e nadou até populares na beira de uma praia, em Santos? Se misturou com a turma, fez a maior zoeira.

Pois é. No mesmo dia se descobriu que os bombados que o receberam não passavam de uma bando de paus mandados contratados. É assim nas motociatas, nas visitas surpresas, nas aparições no cercadinho do Alvorada.

Seria pretensioso de minha parte dizer que Bolsonaro leu aqui no DCM sobre as idas de Geraldo à padaria para plagiar o ex-governador e montar um esquema parecido, em Santa Catarina, trocando a padaria por uma pizzaria, a do Rui.

Porém, eu que conheço Geraldo de perto e posso dizer como funcionam suas andanças pelo Caxingui tenho por obrigação comentar sobre os dois fatos: um é honestamente original, sem combinação; outro é um fake que chega a dar vergonha de ver.

No vídeo que disponibilizou nesta quinta Bolsonaro aparece sentado na pizzaria do Rui recebendo apoiadores para fotos, com sua equipe filmando tudo.

Um especial ‘classe Z’ do SBT não faria pior

É uma coisa horrorosa, triste de ver. Um pessoal se submetendo a fazer papel de figurante de terceira classe, e colocando os filhos, muitos ainda bebês, no meio.

Todo mundo sem máscara, desafiando a ciência, os bons modos e a própria saúde.

Bolsonaro é um ator deplorável, e o que lhe restou é um cenário restrito, controlado, que não leva a lugar nenhum e que ele tenta vender como algo verdadeiro.

Pobre do Rui ter de emprestar suas instalações para uma palhaçada dessas. Os donos de padarias no meu bairro, que eu conheço muito bem, nunca se sujeitaram, e nem se sujeitariam, a um papel vergonhoso desses.

Na rua ou no gabinete, Bolsonaro envergonha qualquer um.