Gilmar Mendes critica “linchamento midiático” em indireta para a Lava Jato

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 19:22
Gilmar Mendes no STF
Gilmar Mendes.
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF, foi às redes sociais, neste domingo (19), o que chamou de “linchamento midiático” em indireta para a extinta Operação da Lava Jato.

Ele citou renomados articulistas como Élio Gaspari, da Folha, e Fernando Schüler, da Veja, para falar sobre o uso midiático das ferramentas de persecução penal, que segundo ele, “ainda persiste”.

O magistrado citou um artigo que fala da ação praticada contra os irmãos Ciro e Cid Gomes. No último dia 15, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência em uma investigação sobre supostas irregularidades em obras da ampliação da Arena Castelão, principal estádio do Ceará para a Copa do Mundo de 2014.

O ministro, em fevereiro, chegou a detonar operação após após o vazamento de conversas do ex-juiz Sergio Moro com procuradores. Na época, Gilmar chamou a Lava Jato de “esquadrão da morte” e “maior escândalo judicial do mundo”.

Leia também:

1- Para vacinar crianças, Bolsonaro quer autorização dos pais e receita médica

2- VÍDEO: Fundador do PSDB agonizou antes de ser resgatado após tortura

3- Irmão insinua que Bruno Gagliasso é alienado e critica lei Paulo Gustavo

O que disse Gilmar Mendes?

Nos últimos dias, renomados articulistas denunciaram como o uso midiático das ferramentas de persecução penal ainda persiste. O neologismo identificado por Élio Gaspari mostra como a LJ se transformou em uma franquia de espetacularização.

Os mecanismos de responsabilização contra o abuso de autoridade precisam funcionar com precisão. O sistema criminal pode – e deve – funcionar respeitando as garantias individuais e a integridade da imagem dos investigados. Não se faz justiça com linchamento midiático.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link